Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) - Ano de 2026

O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) é o principal instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), instituída pelo Decreto nº 9.991/2019. Essa política regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112/1990 relacionados aos afastamentos para ações de desenvolvimento, além de estabelecer diretrizes para o planejamento anual das necessidades de desenvolvimento dos servidores públicos.

O PDP deve alinhar as necessidades de desenvolvimento com a estratégia do órgão e estabelecer objetivos e metas institucionais como referência para o planejamento das ações de desenvolvimento. Além disso, o PDP deve atender às necessidades operacionais, táticas e estratégicas, vigentes e futuras, além de nortear o planejamento das ações de desenvolvimento de acordo com os princípios da economicidade e da eficiência.

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Atualizado em 08/07/2025

Proposta e cronograma do PDP Ufes 2026

30/06/2025 Proposta para a elaboração do PDP Ufes 2026

26/06/2025 Cronograma (atualizado em 30/06/2025)

Orientações Gerais

26/06/2025 Guia para Elaboração do PDP 2026

26/06/2025 Infográfico elaboração do PDP

Servidor representante da unidade estratégica

26/06/2025 Ofício Circular nº 01/2025/DDP/Progep/Ufes

08/07/2025 Lista de servidores representantes (em breve substituiremos a lista em excel pela portaria)

04/07/2025 Guia de cadastro no Portal Sipec

07/07/2025 Guia do levantamento das necessidades de desenvolvimento para o servidor representante

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