Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

SOUGOV

O que é?

O SOUGOV é um sistema desenvolvido para simplificar o acesso digital aos serviços de gestão de pessoas para servidores públicos federais ativos, aposentados, pensionistas e anistiados políticos de todos os órgãos ligados ao Governo Federal.  Seus serviços e sua estrutura são gerenciados pelo Governo Federal e seus dados são utilizados pelos setores da administração de pessoal como fonte de cadastro e protocolo.

O quê eu encontro no sistema?

No seu acesso pessoal e intransferível (feito pelas credenciais do sistema Gov.Br) é possível encontrar os dados pertinentes ao vínculo institucional do interessado com o seu órgão de origem, documentos que possam ser extraídos automaticamente, solicitações de demandas, entre outros serviços e informações.

IMPORTANTE: cada órgão decide, por organização institucional, quais requisições serão feitas pelos módulos do SOUGOV ou por outra via (processo, por exemplo). Neste mesmo Manual de Procedimentos é possível confirmar no link de cada assunto se aquele requerimento está sendo recebido pelo sistema ou de outra forma. Solicitações feitas pelo SOUGOV que não estão habilitadas por lá serão indeferidas.

O SOUGOV é o mesmo que o Gov.Br?

Não! São sistemas diferentes. O Gov.Br é um sistema em si, também do Governo Federal, a que qualquer cidadão pode ter acesso, e nele são disponibilizados serviços de natureza geral para a população. Já o SOUGOV é um sistema exclusivo para quem possui vínculo com alguma instituição ligada ao Poder Executivo Federal. A diferença é que para conseguir acessar o SOUGOV e qualquer outro sistema dos órgãos federais (Meu INSS, e-CAC/Receita Federal, MeuSUSDigital, etc.) TODOS se utilizam das credenciais do Gov.Br, ou seja, a senha do Gov.Br é o passaporte para entrar no SOUGOV.

IMPORTANTE: Qualquer falha na autenticação (entrada) pelo usuário no sistema Gov.Br não é passível de solução pelo órgão. A depender do entrave, a gestão de pessoas da instituição consegue apenas auxiliar o interessado a solicitar ao Governo Federal (através de formulário específico para tal fim) a ajuda necessária para restabelecimento das credenciais. O acesso a esses formulários (troca de email, verificação em 2 etapas, etc.) estará disponível sempre ao final da tentativa frustrada de incursão ao sistema. 

Os meus dados que estão no SOUGOV são os mesmos que no Gov.Br?

Não necessariamente! O ideal é que o usuário tenha cadastrado as mesmas informações nos dois sistemas, porém o cadastro no Gov.Br é proveniente da base de dados do Governo Federal. Já os dados no SOUGOV são provenientes do cadastro do interessado no seu órgão de origem e reflete o seu vínculo institucional.

IMPORTANTE: Dados cadastrais como email e número de telefone celular constantes no Gov.Br é que possibilitam a recuperação de sua conta e o acesso ao SOUGOV, por isso é imprescindível que o usuário os mantenha sempre atualizados. Os órgãos não possuem alçada para alterá-los (apenas os dados do SOUGOV), restando ao interessado solicitar diretamente ao Governo Federal essa atualização, o que pode se tornar um entrave no acesso ao sistema.

O que é padrão Ouro, Prata e Bronze no Gov.Br?

São selos de confiabilidade (segurança) no acesso ao sistema. O padrão Ouro é para quem utiliza a biometria registrada na base de dados do Governo Federal e entra com o reconhecimento facial. Já o padrão Prata é para quem utiliza o acesso ao banco ao qual possui conta, através do convênio entre as instituições; é o padrão mínimo exigido para se utilizar o sistema. O padrão Bronze é o nível mais inferior e utiliza o email ou o número de telefone celular cadastrado, por isso a importância de estarem sempre atualizados.

IMPORTANTE: Após o acesso/recuperação de conta feitos pelo padrão Bronze será necessário ‘subir’ o selo para o Prata, mínimo exigido pelo sistema. Para isso, há diversas alternativas, porém a mais tangível nessa fase acaba sendo a senha do antigo SIGEPE. Para adquirir/refazê-la, é necessário que o email do interessado esteja atualizado no cadastro do seu órgão, e não exatamente no cadastro do Gov.Br.

Por onde eu entro no SOUGOV e no Gov.Br?

Os dois sistemas possuem aplicativos para celulares smartphones, porém também se pode acessá-los via navegador (Google Chrome, Edge, Firefox, etc.) em qualquer mídia com acesso à Internet através dos seus respectivos sites.

SOUGOV Líder

O acesso ao Líder é automático e restrito a quem tiver função de chefia ou de substituição do titular e que receba seus vencimentos pelo SIAPE, no âmbito do Poder Executivo Federal e do Governo do Distrito Federal – GDF.

Todas as informações sobre essa função no SOUGOV seguem no link: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/sougov-lider

Validação Cadastral (Equipe): https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/unidade-gestao-de-pessoas-validacao-cadastral-equipe/gestor-de-equipe-validacao-cadastral

 

Menu SOUGOV (3 tracinhos no canto superior à esquerda da página principal):

Consulta e Afastamentos, Currículo e Oportunidades, Cadastro (Meu Perfil e Validação Cadastral), etc. 

Exemplos de documentos e serviços disponíveis no SOUGOV em AUTOATENDIMENTO:

Contracheques, Ficha Financeira Anual, Declarações, Férias, Rendimentos IRPF, etc.

Exemplos de requerimentos disponíveis no SOUGOV em SOLICITAÇÕES:

Dados Bancários, Cadastro de Dependentes, Auxílio Transporte, Saúde Suplementar, etc.

IMPORTANTE: Lembrar que antes de fazer uma solicitação verificar neste mesmo Manual de Procedimentos se ela deve ser feira pelo SOUGOV ou se por outra via na Instituição.

 

Links Úteis:

Gov.Br: https://www.gov.br/pt-br (Ícone “Entrar com o gov.br)
Criar a conta no Gov.Br: https://www.gov.br/pt-br/servicos/criar-sua-conta-gov.br
SOUGOV: https://sougov.sigepe.gov.br/sougov/
Solicitação de Assistência à Saúde Suplementar: https://progep.ufes.br/manual-procedimentos/assistencia-a-saude-suplementar
Solicitação de Alteração de Nome ou Estado Civil: https://progep.ufes.br/manual-servidor/alteracao-de-nome-ou-estado-civil
Solicitação de Alteração de Dados Bancários: https://progep.ufes.br/manual-procedimentos/alteracao-de-dados-bancarios
Solicitação de Alteração de Cadastro de Dependentes: https://progep.ufes.br/manual-procedimentos/cadastro-de-dependente

 

Setor Responsável por Auxiliar nas orientações acima informadas:

Nome do setor: Setor de Atendimento e Recadastramento - SARE/DGP/Progep
Telefone: (27) 4009-2974 / (27) 3145-5311
Email: sare.progep [at] ufes.br

 

Última atualização: 30/09/2025.

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