Aceleração da progressão por capacitação (servidor técnico-administrativo)
Versão de impressão
Definição
É a mudança de padrão de vencimento, decorrente da obtenção pelo servidor de certificação em programa de capacitação, compatível com o cargo ocupado, respeitado o interstício de cinco anos de efetivo exercício e cumprida a carga horária mínima em ações de desenvolvimento.
Informações para instrução do processo
- Vocabulário controlado: buscar por "Aceleração da progressão por capacitação"
- Interessado: o servidor requerente
- Resumo do assunto: Aceleração da progressão por capacitação
Documentação necessária para instruir o processo
- Formulário de requerimento; e
- Certificados de cursos e outras ações de capacitação compatíveis com o cargo ocupado pelo servidor, com conteúdo programático
- Cadastro do ambiente organizacional, que pode ser obtido no endereço eletrônico https://amborg.ufes.br.
Formulários
Setor responsável
Divisão de Desenvolvimento na Carreira e Capacitação (DDCC/DDP/Progep)
Telefone: (27) 4009-2272 (para ligações originadas de ramais convencionais da Ufes, discar 1084-2272)
Email: sdcc.ddp.progep [at] ufes.br
Email: sdcc.ddp.progep [at] ufes.br
Informações gerais
- A partir de 01/01/2025, a carreira dos técnico-administrativos passou a ser estruturada em 19 padrões de vencimento, deixando de existir o nível de capacitação que era alterado pela antiga progressão por capacitação (veja a tabela de correlação e mais informações clicando aqui). A aceleração da progressão por capacitação promove a mudança de padrão de vencimento, observados o interstício de cinco anos e os demais requisitos legais.
- Os cursos e demais ações de capacitação apresentados devem ser compatíveis com o cargo ocupado pelo servidor, e cada evento de capacitação poderá ser computado apenas uma vez. As certificações apresentadas podem ter qualquer carga horária, desde que tenham sido realizadas ao longo de toda a vida funcional do servidor no cargo atualmente ocupado e sejam comprovadamente compatíveis com o cargo.
- Para a solicitação de aceleração da progressão por capacitação, é permitido o aproveitamento de ações de capacitação realizados para outros propósitos, como licença para capacitação, plano de capacitação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) e compensação de horário especial, sendo vedado o aproveitamento de cursos já utilizados no antigo instituto da progressão por capacitação.
- É permitida a somatória da carga horária dos cursos para atingir a carga horária mínima exigida para a aceleração. A carga horária excedente não poderá ser aproveitada para aceleração subsequente, e cada evento de capacitação poderá ser computado apenas uma vez.
- A carga horária mínima de ações de capacitação necessária para obter a aceleração é definida conforme o nível de classificação do cargo:
Nível de classificação do cargo Carga horária de capacitação A 40 horas B 60 horas C 90 horas D 120 horas E 150 horas - Na análise do processo, serão observadas as datas de abertura do processo, do interstício de cinco anos e da emissão dos certificados, sendo considerada para início da concessão a que ocorrer por último. Recomenda-se, portanto, que o processo seja aberto e os cursos sejam realizados antes da data do interstício.
- Os servidores poderão obter, no máximo, três acelerações de progressão ao longo da carreira, incluídas aquelas decorrentes da regra de transição aplicada em 01/01/2025 aos servidores que se encontravam nos níveis de capacitação II, III e IV do antigo instituto da progressão por capacitação.
- Para a primeira aceleração, o interstício de cinco anos de efetivo exercício será contado a partir da data de ingresso e entrada em efetivo exercício no cargo do PCCTAE atualmente ocupado.
- Para a segunda e a terceira acelerações, deverá ser cumprido novo interstício de cinco anos, contado da data de vigência da última aceleração.
- Não será admitida a concessão cumulativa ou simultânea de acelerações com fundamento na existência de múltiplos períodos de cinco anos de efetivo exercício contados desde o ingresso no cargo. Após a concessão de uma aceleração, deverá ser cumprido integralmente novo interstício de cinco anos para a aceleração subsequente.
- Para os servidores contemplados pela regra de transição em 01/01/2025, as acelerações decorrentes das antigas progressões por capacitação serão consideradas para fins do limite máximo de três acelerações. Para eventual aceleração subsequente, deverá ser cumprido novo interstício de cinco anos, contado a partir de 01/01/2025.
- Seguem, a seguir, exemplos de contagem de interstícios:
- Servidor que nunca obteve progressão por capacitação no regime anterior: poderá solicitar a primeira aceleração quando completar cinco anos de efetivo exercício no cargo. Ainda que possua dez ou quinze anos de exercício, não poderão ser concedidas duas ou três acelerações simultaneamente. Após a primeira concessão, deverá cumprir novo interstício de cinco anos contado da data de vigência da aceleração anterior.
- Servidor que obteve uma progressão por capacitação no regime anterior: recebeu uma aceleração pela regra de transição em 01/01/2025. Poderá obter a segunda aceleração após cumprir novo interstício de cinco anos, ou seja, a partir de 01/01/2030, observados os demais requisitos.
- Servidor que obteve duas progressões por capacitação no regime anterior: recebeu duas acelerações pela regra de transição em 01/01/2025. Poderá obter a terceira e última aceleração após cumprir novo interstício de cinco anos, ou seja, a partir de 01/01/2030, observados os demais requisitos.
- Servidor que obteve três progressões por capacitação no regime anterior: recebeu três acelerações pela regra de transição em 01/01/2025 e, portanto, atingiu o número máximo de acelerações permitido.
- Não será mais considerada para fins de aceleração da progressão por capacitação, o aproveitamento de disciplinas isoladas de mestrado e doutorado reconhecidos pelo MEC, conforme Nota Técnica SEI nº 31887/2025/MGI.
Previsão legal
- Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005 (alterada pela Lei nº 15.141, de 2025)
- Nota Técnica SEI nº 31887/2025/MGI
- Nota Técnica SEI nº 34183/2026/MGI;
- Nota Técnica nº 1/2025/CNS/MEC
- Consulta e manifestações constantes do Processo Digital nº 23068.049025/2025-99.
Última atualização: 23/10/2026.
