Readaptação
Versão de impressão
Definição
É a investidura do servidor em cargo de atribuições afins e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica.
Tipo Documental: Processo Digital
Seleção de assunto:
Assunto nível 1
ADMINISTRAÇÃO GERAL
Assunto nível 2
Pessoal
Assunto nível 3
Quadros, tabelas e política de pessoal
Assunto nível 4
Movimentação de pessoal
Assunto nível 5
Admissão. Aproveitamento. Contratação. Nomeação. Readmissão. Readaptação. Recondução. Reintegração. Reversão
Documentação necessária para instruir o processo
- Requerimento do servidor ou da chefia imediata que constatou a inaptidão, por meio de formulário padrão. Nesta última hipótese deve o processo conter o registro de conhecimento por parte do servidor.
- Atestados médicos, se o servidor os possuir.
- Relatório da chefia imediata com as atribuições do servidor, ambiente de trabalho, dificuldades apresentadas e outras informações que julgar necessárias.
Formulários
Formulário de requerimento
Setor responsável
Diretoria de Atenção à Saúde/PROGEP e Unidade SIASS/UFES
Telefone: 4009-2342 ou 4009-7959
Email: das.progep [at] ufes.br (subject: Manual%20do%20Servidor%20-%20Hor%C3%A1rio%20Especial%20para%20Servidor%20Portador%20de%20Defici%C3%AAncia%20ou%20com%20Familiar%20Deficiente)
Informações gerais
- O Serviço de Perícia Oficial do SIASS deverá verificar, preliminarmente, se a limitação da capacidade física ou mental do servidor não impede o desempenho de parcela de suas atribuições.
- Caso o servidor seja capaz de executar mais de 70% das atribuições de seu cargo, configura-se situação passível de restrição de atividades e deverá retornar ao trabalho no seu próprio cargo, mesmo que seja necessário evitar algumas atribuições.
- Caso o servidor não consiga atender a um mínimo de 70% das atribuições de seu cargo, o Serviço de Perícia Oficial do SIASS sugerirá a sua readaptação, a qual deverá acontecer para um cargo afim, nos termos da legislação vigente.
- A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, dentre os sugeridos pelo DDP/PROGEP, respeitada a habilitação exigida para o ingresso, nível, escolaridade, equivalência de vencimentos e de carga horária.
- Na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até aocorrência de vaga.
- Na hipótese de o laudo do Serviço de Perícia Oficial SIASS concluir que o servidor está incapaz para o Serviço Público, deverá opinar pela sua aposentadoria.
Previsão legal
- Art. 24 da Lei nº 8.112/90;
- Ofício Circular nº 05/1992-SAF/PR;
- Ofício Circular nº 37/1996-SRH/MARE;
- Ofício Circular nº 31/2002-SRH/MP;
- Nota Técnica nº 8.056/2016-MP;
- Manual de Perícia Oficial em Saúde do Servidor Público Federal.
Última atualização: 24/10/2022.