Cargo E - Antropólogo
NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: E
DENOMINAÇÃO DO CARGO: ANTROPÓLOGO
CÓDIGO CBO: 2511-05
REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO:
• ESCOLARIDADE: Curso Superior completo em Antropologia
• OUTROS:
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:
Realizar estudos e pesquisas sociais, econômicas e políticas; participar da gestão territorial e sócio-ambiental; estudar o patrimônio arqueológico; gerir patrimônio histórico e cultural. Realizar pesquisa de mercado. Participar da elaboração, implementação e avaliação de políticas e programas públicos; organizar informações sociais, culturais e políticas. Elaborar documentos técnico-científicos.
Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO
• Realizar estudos e pesquisas sociais, econômicas e políticas:
Definir metodologias de pesquisa; estudar organizações sociais; elaborar estudos etnográficos; investigar instituições políticas; realizar estudos sócio–econômicos; levantar informações documentais e orais; sistematizar dados primários e secun-dários; elaborar instrumentos de coleta de dados; caracterizar condições de vida da população; pesquisar segmentos sociais (jovens, mulheres, segmentos sociais específicos); pesquisar comportamento eleitoral e participação política da sociedade; estudar identidade de grupos sociais; identificar perfil sócio-econômico de usuários de programas públicos; participar na definição de estratégia de campanhas políticas; investigar atitudes, valores e motivações de grupos sociais; realizar pesquisas de opinião pública; analisar processos de mudança político-social; realizar análise institucional e pesquisa comportamental, participar de estudos etno-ambientais e estudos demográficos; estudar processos migratórios; analisar processos decisórios.
• Estudar o patrimônio arqueológico:
Levantar o patrimônio arqueológico a ser pesquisado; capacitar equipes de pesquisa.
• Gerir patrimônio histórico e cultural:
Participar da elaboração de diretrizes de preservação do patrimônio cultural; subsidiar a formulação de leis de preservação; etnografar manifestações culturais mate-riais e imateriais; inventariar patrimônio cultural; organizar uso e acesso a bens
culturais; avaliar projetos de pesquisa relativos ao patrimônio cultural; promover a
participação da comunidade para preservação do patrimônio histórico e cultural ;
realizar educação para a preservação do patrimônio histórico e cultural; promover
a participação das comunidades.
• Participar da elaboração e implementação de políticas e programas públicos:
Estudar processos de formulação e implementação de políticas públicas; estabelecer métodos de avaliação; definir indicadores de avaliação; identificar vulnerabilidades dos programas; analisar resultados e impactos das políticas; apontar ações corretivas.
• Organizar informações sociais, culturais e políticas:
Estruturar sistemas de informações; levantar fontes de informação; identificar as informações existentes; classificar dados coletados; disponibilizar informações e dados; disseminar informações sobre o patrimônio.
• Avaliar políticas e programas públicos:
Identificar demandas coletivas; elaborar diretrizes; definir estratégias de implementação dos programas; identificar atores envolvidos nos programas públicos; estabelecer objetos e metas; definir cronograma de implementação; monitorar programas públicos; elaborar plano de ações; capacitar agentes e multiplicadores; acompanhar implementação de políticas públicas.
• Elaborar documentos técnico-científicos:
Elaborar artigos científicos e relatórios de avaliação.
• Utilizar recursos de Informática.
• Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.