Cargo E - Diretor de Artes Cênicas
NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: E
DENOMINAÇÃO DO CARGO: DIRETOR DE ARTES CÊNICAS
CÓDIGO CBO: 2623-30
REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO:
• ESCOLARIDADE: Curso superior em Artes Cênicas
• OUTROS:
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:
Coordenar e supervisionar equipes de cenotécnica, produção cenográfica e outras equipes envolvidas na montagem do espetáculo. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO
• Formular conceito artístico da cenografia:
Pesquisar o autor, o contexto histórico e questões correlatas ao tema da obra artística; pesquisar iconografia relacionada ao tema; analisar perfil da personagem; definir conceitos com diretores; avaliar as necessidades espaciais da encenação.
• Elaborar projeto cenográfico:
Detalhar projeto cenográfico; elaborar soluções de cenotécnica; executar maquetes da cenografia; especificar materiais para cenotécnica e produção; indicar equipes de produção cenográfica e equipes de cenotécnica; orçar mão de obra e materiais; apresentar projeto cenográfico para as equipes (Artística, técnica, produ-ção); elaborar o cronograma da construção e montagem da cenografia.
• Elaborar estudo preliminar da cenografia:
Realizar levantamento do espaço destinado ao evento (Medidas, equipamentos, funções e regras): planejar áreas de ação cênica; elaborar desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena ou quadro a quadro; elaborar estudo volumétrico; pesquisar resistência e aplicabilidade de materiais cênicos.
• Elaborar anteprojeto cenográfico:
Definir espaço cênico, formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico;
definir elementos estruturais da cenografia e materiais para a construção dos elementos estruturais; especificar materiais conforme conceito; artístico; definir adereços e objetos de cena; definir ajustes da cenografia com equipe artística; definir ajuste da cenografia com equipe técnica e com a equipe de produção.
• Supervisionar a construção da cenografia:
Supervisionar o cenotécnico na construção da cenografia; supervisionar as equipes de: arte, escultura, efeitos especiais, costura, adereços ;carpintaria, pintura, serralheria, eletricistas; orientar equipe de produção nos cuidados requeridos para embalagem e transporte do cenário; supervisionar equipes especiais para projetos específicos.
• Coordenar a montagem da cenografia:
Coordenar cenotécnico na montagem; coordenar equipe de maquinaria de palco e contra-regras na montagem; coordenar equipe de produção cenográfica em estú-dio e externa (Tv e cinema) na montagem; coordenar equipe de palco, estúdio e externas na montagem.
• Afinar cenografia:
Ajustar técnica e artisticamente a cenografia, ajustar cenografia a partir de ensaios artísticos; ajustar cenografia a partir de ensaios técnicos; ajustar cenografia a partir do ensaio geral; orientar a manutenção do funcionamento da cenografia.
• Utilizar recursos de Informática.
• Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.