Cargo E - Analista de Tecnologia da Informação

• ESCOLARIDADE: Curso Superior na área
• OUTROS:
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL.

Desenvolver   e   implantar   sistemas   informatizados   dimensionando   requisitos   e funcionalidade do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento,  especificando programas, codificando aplicativos. Administrar ambientes   informatizados,   prestar   suporte   técnico   ao   usuário   e   o   treinamento, elaborar   documentação   técnica.    Estabelecer   padrões,   coordenar   projetos   e oferecer   soluções   para   ambientes   informatizados   e   pesquisar   tecnologias   em informática. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

• Desenvolver sistemas informatizados:
Estudar as regras de negócio inerentes aos objetivos e abrangência de sistema; dimensionar requisitos e funcionalidade de sistema; fazer levantamento de dados; prever taxa de crescimento do sistema; definir alternativas físicas de implantação; especificar   a   arquitetura   do   sistema;   escolher   ferramentas   de   desenvolvimento; modelar   dados;   especificar   programas;   codificar   aplicativos;   montar   protótipo   do sistema; testar sistema; definir infra-estrutura de hardware, software e rede; apro-var infra-estrutura de hardware, software e rede; implantar sistemas.
• Administrar ambiente informatizado:
Monitorar performance do sistema; administrar recursos de rede ambiente operacional, e banco de dados; executar procedimentos para melhoria de performance de sistema; identificar falhas no sistema; corrigir falhas no sistema; controlar acesso aos dados e recursos; administrar perfil de acesso às informações; realizar auditoria de sistema.
• Prestar suporte técnico ao usuário:
Orientar áreas de apoio; consultar documentação técnica; consultar fontes alternativas de informações; simular problema em ambiente controlado; acionar suporte de terceiros; instalar e configurar software e hardware.
• Treinar usuário:
Consultar referências bibliográficas; preparar conteúdo programático, material didático e instrumentos para avaliação de treinamento; determinar recursos áudio-visuais, hardware e software; configurar ambiente de treinamento; ministrar treinamento.
• Elaborar documentação para ambiente informatizado:
Descrever processos; desenhar diagrama de fluxos de informações; elaborar dicionário de dados, manuais do sistema e relatórios técnicos; emitir pareceres técnicos; inventariar software e hardware; documentar estrutura da rede, níveis de serviços, capacidade e performance e soluções disponíveis; divulgar documentação; Elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica e especificação técnica.
• Estabelecer padrões para ambiente informatizado:
Estabelecer padrão de hardware e software; criar normas de segurança; definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços; padronizar nomenclatura; instituir padrão de interface com usuário; divulgar utilização de novos padrões; definir metodologias a serem adotadas; especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional.
• Coordenar projetos em ambiente informatizado:
Administrar recursos internos e externos; acompanhar execução do projeto; realizar revisões técnicas; avaliar qualidade de produtos gerados; validar produtos jun-to a usuários em cada etapa.
• Oferecer soluções para ambientes informatizados:
Propor mudanças de processos e funções; prestar consultoria técnica; identificar necessidade   do   usuário;   avaliar   proposta   de   fornecedores;   negociar   alternativas de   solução   com   usuário;   adequar   soluções   a   necessidade   do   usuário;   negociar com fornecedor; demonstrar alternativas de solução; propor adoção de novos métodos e técnicas; organizar fóruns de discussão.
• Pesquisar tecnologias em informática:
Pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado; identificar for-necedores; solicitar demonstrações de produto; avaliar novas tecnologias por meio de visitas técnicas; construir plataforma de testes; analisar funcionalidade do pro-duto; comparar  alternativas tecnológicas;  participar  de  eventos  para  qualificação profissional.
• Utilizar recursos de Informática.
• Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.