Cargo D - Técnico em Enologia

CÓDIGO CBO -

• ESCOLARIDADE: 3250-05
• OUTROS:
•HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Registro no Conselho competente – Resolução nº 262, de 28 de julho de 1979 – CONFEA.

Controlar processos de elaboração de vinhos e de derivados da uva e do vinho e coordenam atividades de viticultura. Controlar qualidade de insumos e de matérias-primas. Coordenar ações para o cumprimento de normas legais. Desenvolver atividades de divulgação e de pesquisa. Prestam suporte técnico a usuários internos e externos.
Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

• Controlar processos de elaboração de vinhos e de derivados da uva e o vinho:
Definir tipos de produtos e respectivos processos de produção; definir equipamentos para elaboração de vinhos e de derivados da uva e do vinho; definir mesclas de vinho; aplicar insumos testados e definidos para cada etapa do processo; realizar análise sensorial (visual, olfativa e degustativa) durante a elaboração, no produto final em produtos concorrentes; orientar pessoal quanto à higienização de equipamentos e utensílios utilizados no processo produtivo; estabilizar físico- quimicamente o vinho através da refrigeração; realizar análises de controle físico, químico, bioquímico e microbiológico nas fases dos processos; controlar pro-cesso de vinificação (recebimentos das uvas, extração do suco, fermentação entre outros); controlar processo de engarrafamento de vinhos e de derivados da uva e do vinho (filtração, enchimento, fechamento,  rotulagem e acondicionamento); Elaborar vinhos espumantes.compostos, ´wine coolers´,conhaques (brandies), vinagres, sucos de uva concentrados e licorosos, graspas e outros destilados; elaborar novos produtos e de novos derivados da uva e do vinho.
• Desenvolver atividades de pesquisa:
Definir as características (cor, aroma e sabor) do produto a ser desenvolvido; definir tipos de uva adequados para o vinho a ser desenvolvido; definir sistemas de plantio adequados às variedades escolhidas para testes; elaborar amostras de vinho com uvas testadas; pesquisar processos de elaboração de produtos derivados da uva e do vinho; testar novos insumos enológicos; pesquisar processos de elaboração de vinhos e derivados da uva e do vinho; pesquisar novos equipamentos para elaboração de vinhos e derivados da uva e do vinho.
• Coordenar atividades de viticultura:
Recomendar plantio das variedades de uvas testadas e aprovadas; recomendar sistemas de condução e espaçamento dos vinhedos; recomendar práticas de cultivo da videira (poda, manejo do dossel vegetativo, tratamentos fitossanitários); avaliar grau de maturação das uvas (grau brix, acidez total, maturação de taninos, sanidade dos frutos) para definição de lotes e momento da colheita.
• Prestar suporte técnico a usuários internos e externos:
Fornecer subsídios técnicos para cálculos de custo e de rentabilidade; prestar serviços técni-cos em órgãos oficiais de pesquisa e de fiscalização do setor vitivinícola; prestar consultoria técnica à área industrial; prestar assessoria técnica à área comercial no atendimento a usuários.
• Coordenar ações para o cumprimento de normas legais:
Elaborar relatórios de produção, estoques e de comercialização ao órgão fiscalizador; elaborar processos para registro de produtos; elaborar processos para registro da empresa;  avaliar decisões de entidades de classe e órgãos públicos; avaliar resultados de controles analíticos realizados nos laboratórios;  executar perícias exigidas em processos judiciais a título de prova e contra-prova.
• Desenvolver atividades de divulgação:
Promover visitação às construções históricas e adegas produtoras de vinho; elaborar, em parceria, projetos de restauração do patrimônio histórico do vinho; ministrar cursos, treinamentos,  palestras e conferências em sua área de atuação; avaliar vinhos e derivados da uva e do vinho.
• Controlar qualidade de insumos e matérias-primas:
Avaliar estado fitossanitário das uvas recebidas; analisar qualidade dos clarificantes e auxiliares de filtração; avaliar qualidade dos fermentos e complexos enzimáticos; analisar qualidade dos estabilizantes e conservantes; avaliar qualidade dos vasilhames e fechamentos; analisar qualidade dos rótulos, adesivos e caixas.
• Utilizar recursos de informática.
•Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.