Cargo D - Técnico em Alimentos e Laticíneos

DENOMINAÇÃO DO CARGO: TÉCNICO EM ALIMENTOS E LATICÍNIOS

CÓDIGO CBO - 3252-05

• ESCOLARIDADE: Médio Profissionalizante ou Médio Completo + Curso Técnico
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Registro no Conselho competente.

Planejar o trabalho de processamento, conservação e controle de qualidade de insumos para a indústria alimentícia de alimentos e laticínios. Participar de pesquisa para melhoria, adequação   e   desenvolvimento   de   novos   produtos   e   processos,   sob   supervisão.
Supervisionam processos de produção e do controle de qualidade nas etapas de produção
Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

• Planejar o trabalho:
Interpretar a ordem de serviço; especificar os materiais e insumos; calcular os materiais e in-sumos; quantificar pessoal; providenciar a disponibilidade dos materiais, insumos e pessoal;
selecionar os procedimentos para cada atividade; estabelecer e comunicar cronograma de atividades; verificar condições de segurança ambiental e de equipamentos de proteção individual.
•Participar de pesquisas para melhoria, adequação e desenvolvimento de novos produtos sob supervisão:
Definir estratégias para melhoria, adequação e desenvolvimento de novos produtos; elaborar e   testar   formulações   do   produto;   avaliar   aceitabilidade   do   produto;   assessorar   a implementação das mudanças aprovadas; aplicar normas técnicas e legislação vigente.
• Supervisionar tecnicamente os processos de produção:
Assegurar condições higiênico-sanitárias (ambiental e pessoal); assegurar condições operacionais (temperatura, pressão e outras); assegurar a disponibilidade dos insumos; assegurar condições de apoio (manutenção, caldeira, refrigeração e serviços gerais); monitorar os processos de trituração, pasteurização, mistura, cocção, fermentação e outros; verificar a temperatura, umidade do ar e pressão através de equipamentos adequados; controlar o tempo de produção; controlar o pH, peso e dimensões através de equipamentos adequados; acompanhar a  concentração do produto por meio de sensores; controlar a velocidade de processamento das máquinas; verificar as condições do empacotamento e embalagem do produto final; corrigir desvios do processo.
• Supervisionar o controle de qualidade nas etapas de produção:
Realizar análises físico-químicos das matérias primas e produtos nas diversas fases da fabricação; realizar análises microbiológicas das matérias-primas e produtos nas diversas fases da fabricação; realizar as análises sensoriais das matérias-primas e dos produtos nas diversas fases da fabricação; realizar análises físicas de matérias-primas e produtos desde a fabricação até o produto final; acompanhar testes de desempenho de matérias-primas e insumos na linha de produção; efetuar a auditoria no estoque; avaliar tecnicamente os fornecedores; acompanhar o controle integrado de pragas e vetores.
• Elaborar documentos:
Redigir relatórios de planilhas de controle; elaborar relatórios de análises; elaborar manual de instruções; emitir laudos com parecer técnico sob delegação; elaborar procedimentos operacionais na produção e no controle de qualidade; elaborar relatórios.
• Utilizar recursos de informática.
•Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao am-biente organizacional.