Projeto Fale com a Progep abre espaço para servidores obterem orientação profissional

Fale com a Progep

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Ufes iniciou em abril o projeto Fale com a Progep, que abre um espaço de escuta para que servidores da Universidade possam tirar dúvidas e obter orientação profissional por meio de reuniões on-line. Até o momento, foram realizadas duas edições: a primeira sobre férias (em abril) e a segunda sobre licença para capacitação (maio).

Como o limite de 60 vagas foi preenchido rapidamente nas duas reuniões, a partir da próxima edição, agendada para 23 de junho, o encontro será transmitido pelo canal da Progep no YouTube a fim de possibilitar a participação de um maior número de interessados. O tema abordado será Plano de Desenvolvimento de Pessoas. Aqueles que não puderam participar das edições anteriores, podem acessar os vídeos que estão disponíveis no YouTube. Clique aqui para assistir

Fale com a Progep é coordenado pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), com planejamento da Divisão de Projetos e execução pela Seção de Apoio Técnico e Administrativo da Progep.

Planejamento de demandas

O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) é um instrumento que visa planejar as ações de desenvolvimento do servidor para o ano seguinte. Se o servidor tem alguma necessidade de afastamento, é necessário que seja feito o registro dessa demanda, a qual será validada pelo gestor de cada unidade em função da viabilidade da demanda planejada para o setor. Somente são autorizadas as ações que constarem no PDP, após manifestação do Ministério da Economia.

Por isso, a chefe da Seção de Apoio Administrativo e Técnico da Progep, Danielle Jannotti, afirma que “é importante o envolvimento do servidor nesse processo de planejamento, de forma a contemplar os aprimoramentos necessários, objetivando melhores resultados institucionais, além de melhorar a sua qualidade de vida e satisfação no trabalho”.

Para esta próxima edição, que terá vagas ilimitadas, os servidores receberão o convite via e-mail institucional, no qual constará as informações de acesso e um formulário para que os interessados encaminhem questões previamente. Também será disponibilizado certificado de participação, mediante inscrição.

Danielle Jannotti lembra ainda que a Progep disponibiliza um documento com perguntas e respostas sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP). Veja o arquivo anexado abaixo.

Texto: Vinícius Fontana