Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

O ENSINO DE CIÊNCIAS E A INCLUSÃO DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL – PAEE (SÍNCRONO REMOTO) - Turma 2022/2

OBJETIVOS:

Geral: Gerar reflexões sobre a inclusão dos alunos Público-alvo da Educação Especial nas aulas relacionadas à área de Ciências Naturais.

Específicos:

  • 1- Oferecer subsídios, aos participantes, que permitam identificar as deficiências das metodologias utilizadas na sala de aula, no que tange à inclusão do PAEE (com ênfase na Deficiência Visual).
  • 2- Oferecer subsídios, aos participantes, que direcionem a busca por soluções para as deficiências identificadas.

PÚBLICO ALVO: Professores da área de Ciências Naturais (Biologia, Física, Química e áreas afins)

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: de 11/10 a 15/11, com aulas síncronas nos dias 11/10, 18/10, 20/10, 25/10, 27/10, 01/11, 03/11 e 10/11, das 14h às 16h.

LOCAL DE REALIZAÇÃO:  Plataforma AVA Progep (ava.progep.ufes.br) e Google Meet

MODALIDADE: Curso síncrono remoto

CARGA HORÁRIA CERTIFICADA: 20h

VAGAS:  30

EMENTA: inclusão, educação inclusiva, educação especial; deficiência e capacitismo; política e história da inclusão escolar; a relação entre o conhecer e os cinco sentidos; saberes docentes para a inclusão do aluno (PAEE) em aulas de ciências - com ênfase na Deficiência Visual.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • 1- Inclusão, Educação Inclusiva e Educação Especial;
  • 2- Breve histórico da luta das pessoas com deficiência;
  • 3- Modelo médico e modelo social da deficiência;
  • 4- Capacitismo;
  • 5- Política e marcos históricos da Inclusão Escolar;
  • 6- O conhecer e os cinco sentidos (tato, olfato, paladar, visão, audição);
  • 7- Introdução aos saberes docentes para a inclusão do aluno em aulas de Ciências (COM ÊNFASE NA DEFICIÊNCIA VISUAL): Estrutura empírica da linguagem e estrutura semântico sensorial da linguagem;
  • 8- A importância de conhecer a história do aluno;
  • 9- A estrutura semântico sensorial dos significados veiculados;
  • 10- Os múltiplos significados de um fenômeno (Ciências Naturais);
  • 11- A construção de registros, explorando os diversos sentidos sensoriais, de comportamentos/fenômenos da área de Ciências Naturais;
  • 12- A estrutura empírica audiovisual interdependente;
  • 13- A linguagem matemática;
  • 14- A potencialidade comunicacional das linguagens constituídas de estruturas empíricas de acesso visualmente independente; e
  • 15- Recursos didáticos e contextos comunicacionais que favorecem a interação entre os alunos.

NECESSIDADE(S) DE DESENVOLVIMENTO DO PDP UFES 2022 A SER(EM) ATENDIDA(S) PELA AÇÃO: 137, 374, 528, 742, 744, 747, 753 e 892

INSTRUTOR: Angelita Vieira de Morais (Licenciada em Física, Especialista em Ensino de Física: Mecânica, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Doutora em Educação para a Ciência)

INSCRIÇÕES: https://ava.progep.ufes.br/course/view.php?id=306

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: De 05/10 a 11/10, às 12h

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