Curso de Inglês Instrumental - 2019

Objetivos:

Gerais:

• - desenvolver a habilidade de leitura e compreensão escrita de textos em língua inglesa para fins específicos (ESP - English for Specific Purpose).
  • - conscientizar o aluno sobre os processos envolvidos na atividade de leitura em língua inglesa como língua estrangeira para que ele comece a desenvolver maior autonomia para compreender as informações contidas em textos autênticos em diferentes níveis de compreensão;
  • - capacitar o aluno a apropriar-se da língua estrangeira de maneira crítica, estimulando sua percepção do idioma pela compreensão e reflexão sobre as relações entre as diferentes culturas e sobre a pluralidade de visões de mundo permitidas pela linguagem em seus contextos de uso;
  • - propiciar o aumento do repertório vocabular pela leitura e interpretação de textos de diferentes tipos;
  • - levar o aluno a perceber a importância da língua inglesa como ferramenta de sua área profissional

Específicos:

• - propiciar aos participantes a oportunidade de ampliar o conhecimento de estruturas e funções comunicativas em língua inglesa através de textos com fins específicos (ESP).
  • - mobilizar, reconhecer e aplicar habilidades de leitura e interpretação textual com/sem uso de dicionário, orientando os alunos ao uso correto desta ferramenta;
  • - habilitar o aluno no desenvolvimento de estratégias de leitura em inglês;
  • - trabalhar com repertório vocabular geral e específico das áreas de interesse;
  • - reconhecer as estratégias de inferência;
  • - identificar os diversos níveis de reconhecimento textual para ler, compreender e interpretar textos; levantando pontos principais do texto;
  • - reconhecer e saber como se utilizam recursos linguístico-estruturais: grupos nominais, estrutura frasal, verbos auxiliares e modais, tempos verbais, marcadores textuais, referências textuais, inferência lexical e textual, conectivos.
  • - resolver exercícios gramaticais para fixação de elementos e tópicos estruturais próprios da língua inglesa; traduzir pequenos textos.
  • - identificar cognatos e falsos cognatos;
  • - estimular a reflexão, discussão e comparação de estruturas gramaticais entre a língua inglesa e a língua portuguesa, aprofundando os conhecimentos linguísticos.

Público Alvo: servidores da UFES

Período de realização: de 23/09 a 09/10, de 08h às11h.

Local: DDP/PROGEP

Modalidade: Presencial

Carga Horária: 40h

Vagas: 30

Ementa: Introdução e prática das estratégias de compreensão e interpretação de textos autênticos em inglês, fazendo uso de diferentes estratégias e técnicas de leitura para fins específicos (ESP – English for Specific Purpose), visando à preparação do aluno/servidor à apropriação de estratégias de resolução de testes de proficiência para mestrado, doutorado, etc.

Conteúdo Programático:

Verb tenses; modal verbs; conditionals; connectors; passive voice; inferences; pronouns; Afixes. O conteúdo poderá ser ampliado com a inclusão de outros tópicos que serão abordados de acordo com a demanda de cada grupo. Um bom curso de inglês instrumental deve ensinar pontos fundamentais da estrutura da língua e como aplicá-las na leitura e interpretação de um texto como: Grupos Nominais, Tempos Verbais, Verbos Frasais, Prefixos e sufixos, Grau dos Adjetivos, Sujeito + Verbo + Complemento, Técnicas de Scanning e Skimming, Cognatos e Falsos Cognatos e Técnicas de Resolução de Testes de Proficiência.

Metodologia:

O curso será ministrado a partir de aulas expositivo-dialogadas em um processo de interação entre professora e alunos. O desenvolvimento linguístico será feito por intermédio de realização de atividades de leitura de textos autênticos em inglês. As aulas propiciarão aos participantes o desenvolvimento conjunto de estratégias de leitura, atividades de compreensão textual, expansão de vocabulário e estudo e aquisição de tópicos gramaticais contextualizados. As aulas poderão ser ministradas em língua inglesa dependendo do nível do grupo ou na língua materna (português) uma vez que o objetivo é desenvolver a habilidade de compreensão escrita, fazendo uso de exercícios gramaticais, exercícios de tradução com aplicação dos tópicos desenvolvidos em aula a partir dos textos, etc. A professora orientará os alunos na construção de glossários técnicos da área de interesse do aluno e fará uso de exercícios individuais, em duplas e em pequenos grupos. Poderá também usar trechos de filmes, de músicas e de textos de naturezas variadas em que se possa identificar e aplicar o conteúdo aprendido. Estimulará a leitura de revistas especializadas e de textos gerais de fontes diversas, sites e publicações em inglês, etc.

Instrutora:

Nome: Maria José Rassele Soprani

Titulação: Mestre em Gestão Pública/UFES

Inscrições online em inscricao.ufes.br

Período de inscrições: de 23/08 a 13/09/2019.

Categorias: