Curso Comunicação não-violenta: Gestão de conflitos no atendimento ao público (Autoinstrucional)
OBJETIVOS:
Geral: Promover o aprofundamento teórico-prático em relação à comunicação não-violenta, possibilitando ao servidor a capacidade de se comunicar com assertividade e empatia, romper com círculos viciosos na comunicação, aprimorando os relacionamentos interpessoais, nas relações de trabalho, mais especificamente no que tange ao atendimento ao público.
Específicos:
- - Apresentar os aspectos introdutórios conceituais de Comunicação não-violenta (CNV).
- - Indicar elementos que compõe a comunicação assertiva e linguagem empática.
- - Sugerir estratégias práticas de gestão de conflitos no atendimento ao público utilizando a CNV.
- - Promover reflexões acerca dos aspectos éticos da CNV no atendimento ao público.
Público Alvo: Servidores técnico-administrativos da UFES.
Período de disponibilidade do curso para realização: 60 dias
Local de realização: Plataforma ava.progep.ufes.br
Modalidade: Aulas assíncronas sem tutoria
Carga Horária: 40 h
Vagas: Ilimitadas
Ementa: Abordagem conceitual da Comunicação não-violenta (CNV). Os quatro passos da CNV. Linguagem empática e comunicação assertiva. Gestão de conflitos no atendimento ao público com auxílio da CNV. Ética e comunicação não-violenta no serviço público.
Conteúdo Programático:
- Módulo 1 – Conceito.
1.1 O que é a Comunicação não-violenta (CNV)?
1.2 O que não é Comunicação não-violenta (CNV)?
1.3 Linguagem empática e comunicação assertiva.
1.4 Os quatro passos da Comunicação não-violenta (CNV).
Módulo 2 - Comunicação não-violenta na prática.
2.1 O diálogo verdadeiro – escuta, pergunta e presença.
2.2 CNV na gestão de conflitos no atendimento ao público.
2.3 CNV e Ética no serviço público.
2.4 Lista de sentimentos e necessidades.
Necessidade(s) de Desenvolvimento PDP UFES 2021 a ser atendida pela ação:
- Nº 6 - Adquirir conhecimento relacionado à comunicação nas organizações.
- Nº 124 - Ampliar conhecimento sobre a abordagem de "Comunicação não violenta" para orientar servidores sobre sua aplicação.
- Nº 204 - Ampliar conhecimentos sobre gestão de conflitos e qualidade no ambiente de trabalho.
- Nº 431 - Ampliar o conhecimento sobre teoria e prática de comunicação não violenta.
- Nº 537 - Aprimorar capacidade de comunicação em público.
- Nº 538 - Aprimorar comunicação assertiva dentro da instituição.
- Nº 570 - Aprimorar habilidades em oratória e comunicação, melhorando, assim, a transmissão de informações aos servidores e a desenvoltura em público.
- Nº 586 - Aprimorar técnicas eficazes de comunicação com a comunidade universitária com uso de mais recursos.
- Nº 664 - Aquisição de conhecimentos para melhorar as relações pessoais mantidas com servidores, alunos e comunidade.
- Nº 845 - Desenvolver habilidades de comunicação e escuta empática e comunicação não violenta a fim de trabalhar em grupo.
- Nº 876 - Desenvolver habilidades para negociação de conflitos, desenvolvimento de relacionamentos interpessoais sadios e de qualidade de vida no trabalho.
- Nº 880 - Desenvolver habilidades que colaborem para o desenvolvimento da personalidade humana.
- Nº 979 - Melhorar a comunicação interpessoal.
- Nº 985 - Melhorar as condições de saúde no ambiente de trabalho e estudo.
- Nº 989 - Melhorar comunicação interna e externa.
- Nº 502, 503 e 504 - Aplicar métodos e técnicas de excelência no atendimento ao público interno e externo, inclusive estrangeiros e portadores de necessidades especiais..
Conteúdo: Talita Ferreira Móll Volpini: Graduada em Letras Inglês, Especialista em Gestão Empresarial e Mestre e Gestão Pública. Atua na PRPPG/Ufes.
Inscrições: https://ava.progep.ufes.br/course/view.php?id=220
Período de inscrições: A partir de 29/11/21 contínua, enquanto o curso estiver disponível.