Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Curso Comunicação não-violenta: Gestão de conflitos no atendimento ao público (Autoinstrucional)

OBJETIVOS:

Geral: Promover o aprofundamento teórico-prático em relação à comunicação não-violenta, possibilitando ao servidor a capacidade de se comunicar com assertividade e empatia, romper com círculos viciosos na comunicação, aprimorando os relacionamentos interpessoais, nas relações de trabalho, mais especificamente no que tange ao atendimento ao público.

Específicos:

  • - Apresentar os aspectos introdutórios conceituais de Comunicação não-violenta (CNV).
  • - Indicar elementos que compõe a comunicação assertiva e linguagem empática.
  • - Sugerir estratégias práticas de gestão de conflitos no atendimento ao público utilizando a CNV.
  • - Promover reflexões acerca dos aspectos éticos da CNV no atendimento ao público.

Público Alvo: Servidores técnico-administrativos da UFES.

Período de disponibilidade do curso para realização: 60 dias

Local de realização: Plataforma ava.progep.ufes.br

Modalidade: Aulas assíncronas sem tutoria

Carga Horária: 40 h

Vagas:  Ilimitadas

Ementa: Abordagem conceitual da Comunicação não-violenta (CNV). Os quatro passos da CNV. Linguagem empática e comunicação assertiva. Gestão de conflitos no atendimento ao público com auxílio da CNV. Ética e comunicação não-violenta no serviço público.

Conteúdo Programático:

- Módulo 1 – Conceito.

1.1 O que é a Comunicação não-violenta (CNV)?

1.2 O que não é Comunicação não-violenta (CNV)?

1.3 Linguagem empática e comunicação assertiva.

1.4 Os quatro passos da Comunicação não-violenta (CNV).

 Módulo 2 - Comunicação não-violenta na prática.

2.1 O diálogo verdadeiro – escuta, pergunta e presença.

2.2 CNV na gestão de conflitos no atendimento ao público.

2.3 CNV e Ética no serviço público.

2.4 Lista de sentimentos e necessidades.

Necessidade(s) de Desenvolvimento PDP UFES 2021 a ser atendida pela ação:

  • Nº 6 - Adquirir conhecimento relacionado à comunicação nas organizações.
  • Nº 124 - Ampliar conhecimento sobre a abordagem de "Comunicação não violenta" para orientar servidores sobre sua aplicação.
  • Nº 204 - Ampliar conhecimentos sobre gestão de conflitos e qualidade no ambiente de trabalho.
  • Nº 431 - Ampliar o conhecimento sobre teoria e prática de comunicação não violenta.
  • Nº 537 - Aprimorar capacidade de comunicação em público.
  • Nº 538 - Aprimorar comunicação assertiva dentro da instituição.
  • Nº 570 - Aprimorar habilidades em oratória e comunicação, melhorando, assim, a transmissão de informações aos servidores e a desenvoltura em público.
  • Nº 586 - Aprimorar técnicas eficazes de comunicação com a comunidade universitária com uso de mais recursos.
  • Nº 664 - Aquisição de conhecimentos para melhorar as relações pessoais mantidas com servidores, alunos e comunidade.
  • Nº 845 - Desenvolver habilidades de comunicação e escuta empática e comunicação não violenta a fim de trabalhar em grupo.
  • Nº 876 - Desenvolver habilidades para negociação de conflitos, desenvolvimento de relacionamentos interpessoais sadios e de qualidade de vida no trabalho.
  • Nº 880 - Desenvolver habilidades que colaborem para o desenvolvimento da personalidade humana.
  • Nº 979 - Melhorar a comunicação interpessoal.
  • Nº 985 - Melhorar as condições de saúde no ambiente de trabalho e estudo.
  • Nº 989 - Melhorar comunicação interna e externa.
  • Nº 502, 503 e 504 - Aplicar métodos e técnicas de excelência no atendimento ao público interno e externo, inclusive estrangeiros e portadores de necessidades especiais..

 Conteúdo:  Talita Ferreira Móll Volpini: Graduada em Letras Inglês, Especialista em Gestão Empresarial e Mestre e Gestão Pública. Atua na PRPPG/Ufes.

Inscrições: https://ava.progep.ufes.br/course/view.php?id=220

Período de inscrições: A partir de 29/11/21 contínua, enquanto o curso estiver disponível.

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