AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: conhecendo o processo de autoavaliação institucional da Ufes (AUTOINSTRUCIONAL) - 2022/2

OBJETIVOS:

Geral: capacitar os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e das Comissões Próprias

de Avaliação de Centros de Ensino (CPACs) sobre as atividades inerentes à Autoavaliação Institucional.

Específicos: ensinar sobre o processo de autoavaliação institucional na Ufes; explanar sobre o

histórico das avaliações na Ufes; explicar o que é a autoavaliação e as avaliações externas e suas interrelações, bem como os atores responsáveis pela atuação da avaliação dentro e fora da Ufes; explorar a resolução da CPA na Ufes; explanar sobre o plano de trabalho de CPACs; realizar uma análise técnica do roteiro para o Relatório de Autoavaliação a partir da legislação do MEC; ampliar os conhecimentos sobre ferramentas de avaliação utilizados pela CPA e CPACs; aumentar os conhecimentos sobre a legislação do tema Avaliação Institucional, em especial a autoavaliação; sensibilizar o indivíduo da importância da avaliação para o dia-a-dia da instituição; aprofundamento nos conhecimentos referentes à Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES – Lei 10.861/2004).

PÚBLICO ALVO: Servidores TAE e Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo, em especial no âmbito da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e das Comissões Próprias de Avaliação de Centros de Ensino (CPACs)

PERÍODO DE DISPONIBILIDADE DO CURSO PARA REALIZAÇÃO: 45 dias após a inscrição

LOCAL DE REALIZAÇÃO: Plataforma AVA Progep (ava.progep.ufes.br)

MODALIDADE: Curso assíncrono sem tutoria

CARGA HORÁRIA CERTIFICADA: 30h

VAGAS:  Ilimitado

EMENTA: neste curso, aprenderemos sobre a importância da autoavaliação institucional coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Ufes, em obediência à Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES – Lei 10.861/2004), seus atores e objetos de trabalho, bem como a importância de avaliar para o dia-a-dia da Universidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. A Avaliação do Ensino Superior;

2. A Ufes e seu histórico de avaliação institucional;

3. A Autoavaliação e as Avaliações Externas;

4. O Projeto de Autoavaliação Institucional;

5. O Relatório de Autoavaliação Institucional e os Planos de Trabalho das CPACs.

NECESSIDADE(S) DE DESENVOLVIMENTO DO PDP UFES 2022 A SER(EM) ATENDIDA(S) PELA AÇÃO: 80, 282 e 997

INSTRUTOR: Fernando Mota Monteiro (Graduado em Publicidade e Propaganda, Mestre em Gestão Pública. Atuante na Secretaria de Avaliação Institucional)

INSCRIÇÕES: https://ava.progep.ufes.br/course/view.php?id=297

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: De 22/07 a 10/12