CURSO GESTÃO DE REPUTAÇÃO: POR QUE E COMO MELHORAR A IMAGEM DO SEU SETOR PERANTE SEUS PÚBLICOS - 2020
Objetivos:
Geral: Capacitar gestores públicos para gerirem a reputação que os setores sob sua responsabilidade possuem junto aos diferentes públicos com os quais interagem.
Específicos:
• Expôr a importância de se gerir a reputação que órgãos públicos mantém junto aos diferentes públicos com os quais interagem;
• Apresentar métodos e técnicas que permitem a gestão dessa reputação;
• Exercitar o uso dessas ferramentas de modo a preparar os participantes para traçarem estratégias que conduzam à naturalização de processos e uma cultura que favoreça a gestão de reputação nos setores sob sua responsabilidade.
Público Alvo: Gestores universitários de qualquer nível hierárquico
Período de realização: 03 a 23/12/2020
Horário: LIVRE (caso haja a realização de aulas síncronas, os dias/horários serão posteriormente informados pelo instrutor)
Modalidade: EaD (Plataforma AVA e/ou Google Classroom)
Carga Horária: 40h
Vagas: 30
Ementa: Com vistas ao alcance dos objetivos do curso, será feita uma breve apresentação da história do setor público em nível nacional e internacional e dos modelos de gestão adotados neste contexto em diferentes momentos. Em seguida, serão apresentados conceitos de gestão estratégica e gestão de marca relacionados ao tema principal desta ação de capacitação, seguidos da exposição e prática com métodos e técnicas que tornarão os participantes do curso aptos a planejarem e executarem a gestão da reputação dos setores sob sua responsabilidade.
Conteúdo Programático:
PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
• A ideia de uma Administração Pública eficiente
• Administração Pública até a primeira metade do século XX
• A Nova Gestão Pública
• Nova Gestão Pública no Brasil
• O novo paradigma
• Cidadania e democracia
• Valores públicos
• Valor público
GESTÃO ESTRATÉGICA
• O que é estratégia
• Decisão, recursos, objetivo
• Análise de ambiente
• Gestão estratégica no setor público
• Planejamento estratégico
• Planejamento estratégico no setor público
• Ciclo de Mudança de Estratégia
GESTÃO DE MARCA
• História das marcas
• O que é uma marca
• Identidade de marca
• Funções das marcas para as organizações
• Gestão de marca
• Gestão de marca para além das organizações privadas
• Gestão de marca no setor público
• Vantagens de se gerir marcas do setor público
• Métodos de gestão de marca
ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS
• A idiossincrasia das estratégias organizacionais
• O que é orientação estratégica
• Exemplos de orientações estratégicas
• Orientação para o mercado
• Orientação para a marca
• Orientação estratégica para a marca no novo paradigma da Administração Pública
• Orientação para a marca no setor público
IMPLEMENTANDO O PROCESSO DE GESTÃO DA REPUTAÇÃO
• Usando o Ciclo de Mudança de Estratégia para planejar a gestão da reputação
• Métodos e técnicas complementares
Instrutor: Willi Piske Junior
Inscrições online em inscricao.ufes.br
Período de inscrições: até 02/12/2020