Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Cargo E - Estatístico

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: E

DENOMINAÇÃO DO CARGO: ESTATÍSTICO

CÓDIGO CBO: 2112-05

REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO:
• ESCOLARIDADE: Curso Superior em Ciências Estatísticas ou Atuariais
• OUTROS:
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Lei nº 4.739, de 15 de julho de 1965 - Dispõe sobre o exercício da profissão de Estatístico. Decreto nº 62.497, de 05 de abril de 1968 - Regulamenta o exercício da profissão de Estatístico.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:
Desenhar amostras; analisar e processam dados; construir instrumentos de coleta de dados; criar banco de dados; desenvolver sistemas de codificação de dados;
planejar   pesquisa;   comunicar-se   oralmente   e   por   escrito.   Assessorar   nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO
• Desenhar amostras:
Identificar objetivo da pesquisa, dimensionar universo da pesquisa; definir e compor   cadastro;   desenhar   plano   amostral;   definir   tamanho   da   amostra;   selecionar amostra; definir fator de expansão do resultado; calcular precisão da amostra; revi-sar plano amostral.
• Analisar dados:
Adotar modelo para análise estatística; analisar dados segundo técnicas estatísticas; fazer análise descritiva; projetar resultados; interpretar resultados estatísticos da análise; validar resultados fornecidos pelos indicadores; realizar controle estatístico de processo; auxiliar na interpretação interdisciplinar dos dados; fazer relatório de análise; aprimorar técnicas estatísticas; construir indicadores; calcular números índices.
• Processar dados
Elaborar sistema de entrada de dados; criticar dados (validade, consistência e es-tatística); elaborar métodos de imputação de dados; definir processo de tabulação; elaborar programas de processamento, tabulação de dados; tabular dados; prepa-rar apresentação dos resultados (gráficos cartogramas e outros).
• Construir instrumentos de coleta de dados:
Escolher forma de coleta; selecionar variáveis; estruturar instrumentos de coleta;
ordenar variáveis segundo estratégia de coleta; redigir instruções de coleta e preenchimento;   redigir   material   de   divulgação   da   pesquisa;   treinar   entrevistador   e pesquisador; realizar teste piloto.
• Criar banco de dados:
Selecionar variáveis componentes do banco de dados; criar dicionário de dados;
estabelecer nível de agregação a ser disponibilizado; descrever conteúdo dos dados (meta-dados); acrescentar variáveis ao banco de dados; atualizar dados; avaliar qualidade do banco de dados dar suporte na utilização dos bancos de dados.
• Desenvolver sistemas de codificação de dados:
Definir plano de classificação e nível de agregação dos dados; criar e atualizar livro de códigos; estabelecer codificação de identificação do questionário.
• Planejar pesquisa:
Definir tipo de pesquisa (amostral, censitária, experimental etc.); elaborar cronograma; Listar equipamentos, suprimentos, recursos humanos: planejar trabalho de campo (coleta, supervisão etc.).
• Utilizar recursos de Informática.
• Executar   outras   tarefas   de   mesma   natureza   e   nível   de   complexidade associadas ao ambiente organizacional.

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