Cargo E - Diretor de Som

CÓDIGO CBO: 3741-20

• ESCOLARIDADE: Curso superior em Comunicação Social
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL.

Configurar,   operar   e   monitorar   sistemas   de   sonorização   e   gravação;   editar, misturar, pré-masterizar e restaurar registros sonoros de discos, fitas, vídeo, filmes etc.   Criar   projetos   de   sistemas   de   sonorização   e   gravação.   Preparar,   instalar   e desinstalar   equipamentos   de   áudio   e   acessórios.   Assessorar   nas   atividades   de ensino, pesquisa e extensão.

• Operar sistemas de sonorização:
Configurar sistemas; avaliar características de fonte sonora; selecionar e posicionar transdutores eletroacústicos; analisar sinais através de instrumentos de medição; misturar sinais de fontes de áudio; distribuir sinais de áudio para outros sistemas.
• Operar sistemas de gravação:
Analisar ambiente de gravação; escolher meio de registro; alinhar sistemas de gravação; arquivar meio de registro em ambientes conforme especificações técnicas.
• Editar e mixar registros sonoros:
Escolher   e   equalizar   registros   sonoros;  controlar   dinâmica   de   registros   sonoros; emular ambientes em registros sonoros.
• Premasterizar e restaurar registros sonoros:
Marcar início e término de faixas e rolos; ordenar faixas e rolos em seqüência pre-determinada; avaliar qualidade de matriz.
• Projetar sistema de sonorização e gravação:
Informar-se sobre evento de sonorização e gravação; definir necessidades técni-cas de evento; verificar dimensões físicas de local; verificar condições de infra-estrutura para acesso e instalação de equipamentos; identificar parâmetros acústicos de local; orçar evento.
• Instalar e desisntalar equipamentos de áudio e acessórios:
Conferir uniformidade de distribuição de áudio em ambiente.
• Utilizar recursos de Informática.
• Executar   outras   tarefas   de   mesma   natureza   e   nível   de   complexidade associadas ao ambiente organizacional.