Cargo D - Técnico em Metalurgia

CÓDIGO CBO

• ESCOLARIDADE: Médio Profissionalizante ou Médio Completo + Curso Técnico
• OUTROS:
•HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Registro no Conselho competente – Resolução nº 262, de 28 de julho de 1979 - CONFEA.

Executar tarefas de caráter técnico referentes à produção de metais, orientando-se por plantas, esquemas, especificações técnicas e outros subsídios para colaborar nos trabalhos de aplicação e controle de procedimentos com vistas à produção ou tratamento de metais.
Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

• Realizar ensaios e experiências relacionadas com a metalurgia dos metais ferrosos e não-ferrosos.
• Participar de testes de produção e de laboratório.
• Participar de estudos das propriedades físicas das aplicações industriais dos metais.
• Orientar e controlar as operações de redução de minérios e refino dos metais.
• Participar do controle técnico das operações de produção e tratamento dos metais.
•Executar, quando necessário, desenhos técnicos de sua especialidade segundo especificações técnicas.
• Analisar amostras de minerais, ligas e produtos.
• Identificar e resolver problemas referentes ao tratamento de metais sob supervisão do engenheiro.
• Registrar dados e resultados obtidos, elaborando relatórios.
• Realizar análise metalográfica e ensaios mecânicos dos materiais.
• Verificar na análises químicas o enquadramento de matéria-prima, dentro dos padrões estabelecidos pelo engenheiro.
• Utilizar recursos de informática.
•Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.