Cargo D - Técnico em Contabilidade

DENOMINAÇÃO DO CARGO: TÉCNICO EM CONTABILIDADE

CÓDIGO CBO - 3511- 05

• ESCOLARIDADE: Médio Profissionalizante ou Médio Completo + Curso Técnico
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Registro no Conselho competente.

Identificar documentos e informações, atender à fiscalização e proceder à consultoria
Executar a contabilidade geral, operacionalizar a contabilidade de custos e efetuar contabilidade gerencial. Realizar controle patrimonial.
Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

• Identificar documentos e informações:
Distinguir os atos dos fatos administrativos, encaminhar os documentos aos setores compe-tentes; classificar documentos fiscais e contábeis; enviar documentos para serem arquiva-dos; eliminar documentos do arquivo após prazo legal.
• Executar a contabilidade geral:
Desenvolver plano de contas; efetuar lançamentos contábeis; fazer balancetes de verificação; conciliar contas; analisar contas patrimoniais; formar peças contábeis das empresas; emitir diário, razão e livros fiscais; apurar impostos; atender a obrigações fiscais acessórias; assessorar auditoria.
• Realizar controle patrimonial:
Controlar a entrada de ativos imobilizados; depreciar bens; reavaliar bens; corrigir bens; calcular juros sobre patrimônio em formação; amortizar os gastos e custos incorridos; proceder à  equivalência patrimonial: dar baixa ao ativo imobilizado; apurar o resultado da alienação; inventariar o patrimônio.
• Operacionalizar a contabilidade de custos:
Levantar estoque; relacionar custos operacionais e não operacionais; demonstrar custo in-corrido e ou orçado. identificar custo gerencial e administrativo; contabilizar custo orçado ou incorrido; criar relatório de custo.
• Efetuar contabilidade gerencial:
Compilar informações contábeis; analisar comportamento das contas; preparar fluxo de caixa; fazer previsão orçamentária; acompanhar os resultados finais da empresa; efetuar análises  comparativas; executar o planejamento tributário; fornecer subsídios aos administradores da empresa; elaborar o balanço social.
• Atender à fiscalização:
Disponibilizar documentos e livros; prestar esclarecimentos; preparar relatórios; auxiliar na defesa administrativa.
• Utilizar recursos de informática.
•Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.