Cargo D - Técnico em Artes Gráficas

DENOMINAÇÃO DO CARGO: TÉCNICO EM ARTES GRÁFICAS

CÓDIGO CBO - 3713-10

• ESCOLARIDADE: Médio Profissionalizante ou Médio Completo + Curso Técnico
•HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Registro no Conselho competente – Resolução nº 262, de 28 de julho de 1979 – CONFEA.

Realizar programações visuais gráficas, buscando alternativas para melhoria em tecnologias e matérias - primas e implantar novas tecnologias. Operar máquinas e equipamentos de pré-impressão de produtos gráficos, planejar e controlar o processo de produção. Realizar controle de qualidade das matérias - primas e do produto final.
Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

• Realizar programação visual gráfica:
Elaborar leiaute; desenvolver arte-final; analisar viabilidade técnica e econômica; definir tecnologias, sistemas e processos de produção; definir matéria-prima para a produção; elaborar especificação técnica.
• Prestar assistência técnica:
Orientar sobre possibilidades e restrições de materiais e processos; propor soluções correti-vas no local de ocorrência; fornecer informações técnicas; elaborar manuais de procedimentos.
• Buscar alternativas para melhorias em tecnologias e matérias-primas:
Avaliar tendências de mercado; consultar normas e fontes de informações técnicas; realizar visitas técnicas a empresas e fornecedores para coleta de informações; analisar tecnologias disponíveis no mercado.
• Implantar novas tecnologias:
Definir características técnicas de equipamentos; Estimar custos de implantação e operação;
Promover melhorias do equipamento (upgrade).
• Operar máquinas e equipamentos nos processos de pré-impressão:
Realizar operações de processamento de imagem; operar equipamentos para reprodução da imagem; operar equipamentos para montagem; operar máquinas de geração de matrizes.
• Realizar planejamento e controle da produção e da qualidade:
Elaborar planejamento da produção; elaborar programação para desenvolvimento da produção; controlar o andamento das atividades de produção; alimentar bancos de dados.
• Utilizar recursos de informática.
• Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.