Cargo C - Condutor/Motorista Fluvial

•ESCOLARIDADE: Fundamental completo + especialização + habilitação fluvial
•OUTROS:
•HABILITAÇÃO PROFISSIONAL.

Conduzir motores de embarcações; operar equipamentos da seção de máquinas; realizar manutenção em equipamentos; carregar e descarregar embarcações. Registrar dados e
coordenar serviços da seção de máquinas; controlar materiais de consumo e sobressalentes e executar serviços de conservação da seção de máquinas.
Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO:
Conduzir motores de embarcações:
Monitorar pressão de ar comprimido, óleos e água, níveis de água, óleos lubrificantes e combustíveis; dar partida em motores, verificar rotação de motores, monitorar temperatura de água de refrigeração e de óleo de lubrificação e detectar vazamentos; monitorar temperatura de gases de descarga e admissão, voltagem e amperagem de geradores elétricos, potência de geradores elétricos e geração elétrica de motor (indutivo e capacitivo); cambar óleos de densidades   diferentes,   inverter   sentido   de   rotação   de   motores   propulsores,   monitorar funcionamento de grupo de baterias e verificar fixação de equipamentos.
Operar equipamentos de embarcação:
Operar guincho de carga e descarga, cabrestante e molinete e abrir e fechar porões (escotilhas); operar equipamentos de comunicação, equipamentos de combate a incêndio e salvatagem,  equipamentos de orientação para posicionamento geográfico, piloto automático, ecossondador (ecossonda), sonar e equipamentos de combate a poluição.
• Dar manutenção em equipamentos:
Testar   motores,   bombas   e   equipamentos;   montar   e   desmontar   motores,   bombas   e equipamentos; instalar motores, bombas e equipamentos; lubrificar articulações, rolamentos e   mancais;   testar   funcionamento   de   sensores;   regular   equipamentos   de   medição (temperatura e pressão); testar equipamentos de média e alta tensão; regular bomba injetora e válvulas; descarbonizar motores e caldeiras; limpar caixão de ar de lavagem; trocar óleos e filtros; limpar filtros, tubulações e trocadores de calor; dar manutenção em sistema de refrigeração, em sistema de iluminação de embarcação, em sistema de comunicação da embarcação, materiais e equipamentos.
Carregar e descarregar embarcações:
Calcular volume e peso de carga; abrir e fechar porões e compartimentos de carga; monitorar   condições   de   compartimentos   de   carga;   conectar   e   desconectar   mangotes; posicionar equipamentos de prevenção de poluição; efetuar manobra de válvulas; acionar sistema  de  segurança de carga; ligar e desligar equipamentos de carga  e descarga; monitorar temperatura de cargas; monitorar níveis de tanques de carga; lastrar e deslastrar embarcações.
• Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.