Cargo B - Contra-mestre Fluvial/Marítimo

CÓDIGO CBO – 7827-05

• ESCOLARIDADE: Fundamental Completo
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL.

Comandar e imediatar pequenas embarcações, auxiliando o comandante na administração de bordo e no serviço de manobras; transportar cargas e passageiros; realizar manobras,
serviços e manutenção no convés; operar máquinas; realizar manutenção preventiva e corretiva da praça de máquinas e aplicar procedimentos de segurança.
Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

• Coordenar e auxiliar na arrumação de carga no convés, orientando quanto aos se-tores que afetam a segurança da embarcação.
• Determinar as providências necessárias para que as embarcações de salvatagem e os equipamentos de combate a incêndio estejam em condições de uso.
• Medir a profundidade da água, de acordo com as instruções do superior imediato, utilizando a linha e aparelho de prumo.
• Determinar a execução dos serviços de limpeza e conservação da Seção de Con-vés.
• Comunicar a necessidade de reparo, substituição de peças e suprimento de mate-riais para o bom desempenho dos trabalhos, mantendo estes sob sua guarda e responsabilidade.
• Zelar pelo bom funcionamento dos aparelhos de manobra do convés.
• Manter sob sua guarda e responsabilidade todo material destinado ao serviço de convés.
• Tirar, eventualmente, serviços de quatro, quando em viagem, e de divisão, com a embarcação atracada ou fundeada.
• Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.