Qualificando o atendimento em Libras: “A comunicação está em suas mãos” – nível 1

Objetivos:

Gerais: Qualificar a forma de atendimento, a fim de estabelecer uma comunicação específica com a comunidade surda, a partir de conhecimentos práticos da língua brasileira de sinais – LIBRAS.

Específicos:

• - Qualificar o corpo funcional (servidores públicos e técnicos administrativos) par o atendimento aos surdos na UFES, facilitando a inserção no ambient organizacional;
  • - Promover o ajuste da empresa às exigências da Lei 7.853 de 24/10/1989 e do Decreto 3.298 de 20/12/1999 da CORDE;
  • - Facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes;
  • - Proporcionar conhecimentos gerais e valorizar a cultura surda, através da difusão da Língua Brasileira dos Sinais (Libras).

Público Alvo: servidores da UFES

Período de realização:

Turma 01:  02, 09, 16 e 30 de outurbro e 06, 13 e 20 de novembro.  Horário: 14h às 17h, às quartas-feiras.

Turma 02:  04, 11 e 18 de outubro e 01, 08, 22 e 29 de novembro.  Horário: 14h às 17h, às sextas-feiras.

Modalidade: Presencial

Carga Horária: 20h

Vagas: 20

Ementa: Compreensão do conceito de surdez e identidade surda. Introdução à língua de sinais e seus aspectos Linguísticos básicos e culturais. Comunicação entre alunos ouvintes e professores surdos, para construção da aprendizagem referenciada nos aspectos teóricos no que tange ao processo da aquisição da Libras, como segunda língua para ouvintes.

Conteúdo Programático:

• 1. O que é LIBRAS?
  • 2. Conhecimentos práticos de atendimento para a comunidade surda.
  • 3. Estratégias de comunicação.
  • 4. Aspectos diversos para a eficiência na comunicação.
  • 5. Conhecendo LIBRAS:
    • - Alfabeto manual e numerais manuais;
    • - Aspectos introdutórios da gramática;
    • - Sinais manuais relacionados ao ambiente de trabalho e o atendimento a comunidade surda.

Metodologia:

•  A principal metodologia do ensino de Libras, no curso do nível 1 será realizada com aulas 'expositivas' (modalidade gestualizada), onde-se enfatiza a relevância para a aplicação metodológica na atividade prática. Será recomendado que cada aluno adquire um guia de bolso para acompanhar as aulas intitulado “A comunicação está em suas mãos” de autoria da Profa. Flávia M. A. Machado.

Instrutora:

Nome: Profa. Dra. Flávia Medeiros Álvaro Machado

Titulação: Doutora em Letras (UCS) e Prof. Me. Ademar Muller Júnior - Mestre em Educação (UFES)

Inscrições online em inscricao.ufes.br

Período de inscrições: