Progepaes publica novo calendário para requerimento de benefícios do Programa de Assistência Estudantil

Portal da UFES - Por Thereza Marinho

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil (Progepaes) publicou nesta sexta (7) um novo calendário estendendo até o dia 21 de dezembro o prazo de requerimento de habilitação para os estudantes que pretendem receber ou continuar recebendo os benefícios do Programa de Assistência Estudantil – Proaes.

No entanto, os estudantes que atenderem aos prazos do calendário inicial (anexo I do edital) e entregarem a documentação até esta sexta (7) receberão o benefício já em janeiro. Aqueles que utilizarem os prazos do novo calendário (anexo XI do edital) e tiverem seu Requerimento de Habilitação deferido receberão os benefícios do Proaes, referentes aos meses de janeiro e fevereiro, a partir do mês de fevereiro de 2013.

Os estudantes que quiserem se candidatar aos benefícios do Proaes devem preencher o questionário socioeconômico disponível no Portal do Aluno e entregar o envelope com a documentação descrita no edital até a data limite nos campi de Vitória (sala da Comissão Permanente de Verificação, em frente ao prédio do Restaurante Universitário, em Goiabeiras), Alegre (sala do Serviço de Assistência da Universidade - Sauni) e em São Mateus (sala do Núcleo de Atenção à Saúde e Assistência Social - Nasas), das 8 às 17 horas.

Pagamento

A partir de uma determinação da Administração Central da Ufes, em 2013 todos os benefícios serão pagos dentro do mês vigente. Até este ano, os benefícios referentes a um mês eram pagos aos estudantes no mês subsequente.

O objetivo do Proaes é oferecer auxílios e benefícios que proporcionem ao estudante de baixa renda condições que favoreçam sua permanência na universidade e a conclusão do curso superior. Entre os principais critérios para a concessão dos benefícios constam: estar matriculado em disciplinas dos cursos de graduação presencial da Ufes, com carga horária igual ou maior a 240 horas semestrais, ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e não possuir outro curso superior completo.

A prorrogação do prazo de requerimento de habilitação, bem como a forma de pagamento dos benefícios, contaram com o apoio da Diretoria de Comunicação do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Confira os novos prazos do processo:

De 10/12 a 21/12/2012 - Preenchimento do Questionário socioeconômico online disponível no Portal do Aluno e entrega do envelope com a documentação descrita no item 4 do Edital nos seguintes locais: Vitória - na sala da CPV localizada na frente do prédio do Restaurante Universitário em Goiabeiras; Alegre – na sala do SAUNI; São Mateus – na sala do NASAS de 8 às 17 horas.

De 02 a 22/01/ 2013 - Avaliação da documentação pela Comissão Permanente de Verificação.

23/01/ 2013 - Consulta individual do resultado parcial da avaliação socioeconômica no sítio eletrônico www.progepaes.ufes.br/proaes.

24 e 25/01 2013 - Prazo para Recurso. O candidato que não concordar com o resultado da avaliação socioeconômica poderá protocolar recurso (Anexo IV) nos seguintes locais: Vitória – na sala da CPV localizada na frente do prédio do Restaurante Universitário em Goiabeiras, em Alegre – na sala do SAUNI e em São Mateus – na sala do NASAS de 8 às 17 horas.

05/02/2013 - Resultado final. Divulgação no sítio eletrônico www.progepaes.ufes.br/proaes da relação dos requerentes que tiveram seu pedido deferido para o PROAES. Para o requerente que teve sua solicitação indeferida, a consulta será individual.

_________________

ANEXO XI - PRORROGAÇÃO DOS PRAZOS ESTABELECIDOS NO ANEXO I DO EDITAL 05-2012-PROGEPAES-UFES

EDITAL N 06-2012-PROGEPAES-UFES REQUERIMENTO DE HABILITAÇÃO AO PROAES