Planejando a aposentadoria: Uma perspectiva ampliada sobre o tema - Turma 2022/2

OBJETIVOS:

Geral:

Ampliar conhecimentos sobre Planejamento de Vida e Aposentadoria, apresentando uma abordagem ampliada do tema que possa contribuir para reflexões e atitudes mais positivas referentes ao momento pós carreira.

Específicos:

• Discutir estratégias para usufruir o pós-carreira de forma saudável e prazerosa;
  • Promover uma forma mais positiva de se relacionar com o tema aposentadoria;
  • Refletir sobre paradigmas que prejudicam a identificação de possibilidades no pós-carreira;
  • Incentivar a tomada de decisão em relação ao momento da aposentadoria.

PÚBLICO ALVO: Servidores técnico-administrativos e docentes.

PERÍODO DE DISPONIBILIDADE DO CURSO PARA REALIZAÇÃO: 38 dias após a inscrição.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: Plataforma AVA (https://ava.progep.ufes.br/).

MODALIDADE: Aulas assíncronas sem tutoria.

CARGA HORÁRIA: 25h

VAGAS:  Ilimitadas

EMENTA:

A aposentadoria pode ser um dos momentos mais importantes da vida do indivíduo. A perspectiva e a vivência desta etapa são potencialmente geradoras de crise. Emocionalmente, torna-se necessária a elaboração dos lutos da perda do exercício profissional; da rotina e das relações afetivas vinculadas ao trabalho. Contudo, diante das novas possibilidades de realizações, o indivíduo encontra-se diante da conflitante tarefa de efetuar escolhas. Seus recursos tanto pessoais quanto financeiros serão referências para uma reordenação dos papéis sociais, familiares e para seu projeto de futuro. Aposentar significa adaptar. A preparação para aposentadoria se dá no cotidiano. Não há como estabelecer um ponto de corte. Assim, se faz importante pensar na aposentadoria durante toda a vida profissional de um indivíduo e não apenas às vésperas, pois ela está relacionada ao vínculo criado entre a sua vida social e a sua vida profissional. Nesse sentido, esse curso oferece a possibilidade de refletir sobre o tema à luz das suas possibilidades, desde o início da vida laborativa e identificar estratégias que permitam usufruir desse momento de uma forma mais positiva.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

• Sentidos do trabalho e mitos sobre o ato de se aposentar;
  • Família como suporte e outras redes de apoio;
  • Imposições culturais e processo de envelhecimento;
  • Planejamento e organização financeira;
  • Projetos de vida e pós-carreira.

CONTEÚDO: Flavia Rossi Vacari Pavan - Graduada em Serviço Social, Especialização em Psicopedagogia Institucional e Mestrado em Política Social.

INSCRIÇÕES: https://ava.progep.ufes.br/course/view.php?id=281

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 12/08/2022 a 10/12/2022