CURSO ENADE 2022 PARA COORDENADORES E EQUIPE TÉCNICA

OBJETIVOS:

- Geral: Capacitar os servidores da Ufes em relação ao Enade 2022

- Específicos: Gerar conhecimentos sobre o Enade; aprimorar as operações de inscrição de ingressantes no Enade; aprimorar as operações de inscrição de concluintes no Enade; capacitar sobre as tarefas operacionais do exame; ampliar o conhecimento sobre a avaliação externa; capacitar os servidores para dar informações sobre o Enade aos alunos dos cursos envolvidos no Exame

PÚBLICO ALVO: Coordenadores de curso e equipe técnica envolvida com Enade 2022

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO: de 01/03/2022 a 25/12/2022

LOCAL DE REALIZAÇÃO: Plataforma AVA (ava.progep.ufes.br)

MODALIDADE: Aulas assíncronas sem tutoria

CARGA HORÁRIA: 40 horas

VAGAS: 100

EMENTA: O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes na Ufes. Edital Enade. Acessando o Sistema Enade. Inscrição e retificação de estudantes. Controle de concluintes e dispensas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

• Edital Enade: O que é o Enade; Sobre a prova; Sobre o questionário do estudante; Sobre o questionário do Coordenador; quem são os ingressantes; quem são os concluintes; Responsabilidades dos estudantes, dos coordenadores, da Seavin e do Procurador Institucional; Cronograma Oficial; Boas Práticas.
  • Inscrição e Retificação de Estudantes: cronograma Enade ajustado à Ufes; Montagem do Dossiê Enade; retirada das listas de ingressantes e concluintes no SIE; Tratamento da lista de ingressantes e concluintes para inscrição; Tratamento da lista de ingressantes e concluintes para retificação; Divulgação da lista provisória e final de inscritos; contato com os alunos concluintes que possuam necessidades especiais; período de solicitação de cadastro de nome social.
  • Controle de concluintes e dispensas: Controlando o cadastro e as respostas ao questionário do estudante; Controle sobre o dia da prova; Solicitações de dispensa; Responsabilidades sobre dispensas; Dispensa apresentada pelos alunos; Dispensa apresentada pelas coordenações; Documentos digitais aceitos para dispensa.

CONTEÚDO: Fernando Mota Monteiro - Mestre em Gestão Pública (UFES), Graduado em Publicidade e Propaganda. Atualmente é Chefe da Divisão de Avaliação Institucional/SEAVIN/UFES

INSCRIÇÕES: Pelo e-mail enade [at] ufes.br

Categorias: