Curso de Educação Financeira - 2019

Objetivos:

Geral: Propiciar aos participantes uma reflexão sobre a relação de comportamentos financeiros e bem-estar.

Específicos:

1 – Oferecer aos participantes conteúdos em educação financeira;

2 – Promover uma discussão sobre hábitos de consumo, crenças, e a relação estabelecida com o dinheiro;

3 – Incentivar a aquisição e/ou manutenção de comportamentos financeiros saudáveis.

Público Alvo: servidores da UFES

Período de realização: de 14 a 23/05/2019 (terças e quintas), das 8h às 12h

Local de realização: Sala 04 do DDP

Modalidade: Presencial

Carga Horária: 20h

Vagas: 20

Ementa: A proposta é uma reflexão sobre o que é bem-estar, e como decisões econômicas tem impacto significativo para a qualidade de vida das pessoas. Partindo do entendimento de como os processos mentais influenciam nas nossas escolhas, será possível gerar uma discussão crítica da relação até então estabelecida com o dinheiro e as possiblidades de mudança nos hábitos. A ideia é construir pela Educação Financeira um caminho individual para uma relação saudável com renda, consumo e escolhas para um futuro financeiramente desejado.

Conteúdo Programático:

1. Educação Financeira: O que é isso?

2. Desmistificando o dinheiro.

3. O que é essencial e supérfluo.

4. Dívidas? Qual a porta de saída?

5. Mudança de hábitos.

6. Planejamento financeiro.

7. A virada de mesa – gastar X guardar.

8. Crédito e sonhos.

9. Básico de investimentos.

10. Saúde financeira X Bem-estar.

Metodologia: Encontros presenciais por meio de aulas expositivas dialogadas e atividades em grupo orientadas pelo facilitador. As atividades em grupo culminam em apresentações em plenária, dramatizações e outras formas de suscitar o aprendizado individual e coletivo dos conteúdos do programa, com uso de quadro branco, projetor de vídeo, equipamento para reprodução e amplificação de som e materiais de papelaria para dinâmica de grupo.

Além disso, estão previstas atividades não presenciais (como exercícios entre aulas, discussão com os interlocutores sociais, leituras, entre outros).

Situações individuais percebidas ou suscitadas na realização dessa ação serão direcionadas à equipe de saúde do DAS/PROGEP. Também será oferecido um encontro para acompanhamentos dos planos individuais aos participantes.

Instrutora: Solange Vianna Dall’Orto Marques

Inscrições online em inscricao.ufes.br