Curso de Astrofísica, Cosmologia e Gravitação - 2020

Objetivos:

Geral: Ministrar cursos de caráter científico, nível introdutório, sem pré-requisitos, para servidores da UFES. O objetivo maior é estabelecer um diálogo entre os setores da universidade (professores, funcionários e também alunos interessados) sobre as atividades científicas/acadêmicas que são desenvolvidas na instituição, em particular nas áreas de Astrofísica, Cosmologia e Gravitação. Pretende-se sobretudo fazer com que os diversos setores da UFES, em particular os funcionários, conheçam as atividades que são desenvolvidas pela instituição.

Específicos:

1) Contribuir para a formação cultural e educacional dos servidores da UFES,
2) Divulgar junto ao conjunto dos servidores da UFES as atividades científicas/acadêmicas desenvolvidas na instituição,
3) Promover a aproximação e a interação entre os diversos segmentos que compõem a UFES,
4) Incentivar o interesse pela ciência em geral. A Astronomia costuma ser considerada a mais eficaz porta de entrada para a ciência em função de sua alta interdisciplinaridade.

Público Alvo: Servidores da UFES

Período de realização: 23/11 a 08/12/2020

Horário: LIVRE

Modalidade: EaD (Plataforma AVA e/ou Google Classroom)

Carga Horária: 24h

Ementa:

Cursos de caráter introdutório, não técnicos, em astrofísica, cosmologia e gravitação, apresentando as problemáticas científicas destas áreas, os problemas que elas lidam, e as pesquisas que são realizadas na UFES sobre estes temas. Cada item a ser apresentado terá sua ementa específica, que segue de forma próxima o título do curso.

Conteúdo Programático:

1) Introdução à cosmologia.

2) Astrofísica de estrelas e galáxias.

3) Conhecendo os buracos negros,

4) As interações fundamentais da física