Curso Autoinstrucional de Ambientação dos Novos Servidores - Ufes

Ambientação de novos servidores da Ufes

OBJETIVOS:

Geral:

Acolher o novo servidor proporcionando um sentido de pertencimento e de integração institucional, fundamentais para a formação de conceitos e expectativas do novo servidor, os quais devem estar alinhados com a missão, visão e valores da Ufes.

Específicos:

• Integrar os novos servidores ao ambiente institucional da Ufes.
  • Apresentar a Universidade, seu histórico, missão, objetivos, documentos institucionais, estrutura organizacional e serviços.
  • Apresentar aspectos éticos e legais importantes e informações relacionadas à atenção à saúde do servidor.
  • Apresentar Sistemas institucionais da Ufes, Sistema SouGov.br, Portal da Progep e sistema de Protocolo Web.
  • Apresentar informações sobre as carreiras, as comissões vinculadas às carreiras, os sindicatos.
  • Conscientizar os servidores  acerca da utilização responsável dos bens públicos.

PÚBLICO ALVO: Servidores Ingressantes na Ufes (nomeados, exercício provisório e redistribuídos)

PERÍODO DE DISPONIBILIDADE DO CURSO PARA REALIZAÇÃO: 20 dias após a inscrição

LOCAL DE REALIZAÇÃO: Plataforma AVA (ava.progep.ufes.br)

MODALIDADE: Aulas assíncronas sem tutoria

CARGA HORÁRIA CERTIFICADA: 5h

VAGAS:  Ilimitadas

EMENTA: A Universidade, seu histórico, missão, objetivos, documentos institucionais, estrutura organizacional e serviços. Aspectos éticos e legais importantes. Atenção a saúde do servidor. Sistemas Institucionais da Ufes, Sistema SouGov.br e Portal da Progep. As carreiras, as comissões vinculadas às carreiras e os sindicatos. Gestão Patrimonial: ênfase na responsabilidade no uso de bens públicos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

• Ufes: Missão, Visão, valores e objetivos estratégicos.
  • Principais pontos sobre a ética e responsabilidades do servidor público e a legislação de pessoal do servidor público.
  • Atenção à saúde do servidor: o papel da Diretoria de Atenção à Saúde e o enfoque em ações do psicossocial.
  • Principais aspectos da carreira do servidor docente (leis, decretos, portarias e resoluções internas)
  • Principais aspectos da carreira do servidor técnico-administrativo em educação (leis, decretos, portarias e resoluções internas).
  • Férias.
  • Sistema Protocolo WEB (gestão interna de processos digitais).
  • Sistemas Institucionais da Ufes: SIAPE, SIE, Matrícula SIAPE, Identificação Única ou Login único, E-mail Institucional, site da Superintendência de Tecnologia da Informação e seus serviços,Portal do Servidor, nuvem.ufes, email institucional via gmail, Portal do Professor.
  • Sistema SouGov.br.
  • Portal da Pró Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep): Notícias e estrutura, Boletim de Gestão de Pessoas, Manual de Procedimentos.
  • Gestão Patrimonial: ênfase na responsabilidade no uso de bens públicos.
  • Apresentação da Pró-Reitoria de Extensão.
  • Apresentação das Comissões das carreiras (CIS e CPPD e Sindicatos (ADUFES e SINTUFES).

NECESSIDADE(S) DE DESENVOLVIMENTO DO PDP UFES 2022 A SER(EM) ATENDIDA(S) PELA AÇÃO: Nº 1038

CONTEÚDO: Os conteúdos foram produzidos por servidores de setores da Ufes relacionados aos temas abordados.

INSCRIÇÕES: https://ava.progep.ufes.br/course/view.php?id=254

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 13/07/2022 a 10/12/2022