CURSO ACESSIBILIDADE E EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA UNIVERSIDADE: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS - 2020
Objetivos:
Geral: Compreender a educação especial na perspectiva inclusiva e a acessibilidade em seus aspectos sociais, legais e os fundamentos e as práticas de acessibilidade e educação especial na perspectiva inclusiva
Específicos:
• Capacitar servidores da UFES acerca dos conceitos fundamentais de acessibilidade e da educação especial na perspectiva inclusiva;
• Promover a acessibilidade atitudinal na universidade;
• Compreender os processos históricos que constituem a educação especial;
• Compreender as políticas educacionais para a educação especial e inclusiva e o contexto da universidade nesse contexto;
• Apresentar recursos para promoção da acessibilidade e da educação inclusiva na universidade.
Público Alvo: Servidores da UFES
Período de realização: 02 a 22/12/2020
Horário: LIVRE (algumas aulas poderão ser síncronas e os horários informados posteriormente pela instrutora)
Modalidade: EaD (Plataforma AVA e/ou Google Classroom)
Carga Horária: 40h
Vagas: 35
Ementa:
História da Educação Especial. Educação Especial: conceitos. Política de Educação Especial. Acessibilidade: conceitos fundamentais. Práticas de Educação Inclusiva. Práticas de acessibilidade.
Conteúdo Programático:
• Breve histórico da educação especial – contexto global e brasileiro;
• Conceitos de exclusão, inserção, integração e inclusão;
• Política Nacional de Educação Especial na perspectiva Inclusiva;
• A educação especial na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira;
• Documentos norteadores da educação especial;
• Contextualizando a Acessibilidade;
• Acessibilidade atitudinal;
• Recursos e práticas para promover a inclusão e a acessibilidade na universidade.
Instrutora: Jaqueline Ferreira de Almeida
Inscrições online em inscricao.ufes.br
Período de inscrições: até 01/12/2020