Aviso importante sobre a marcação de férias (Migração SIAPE para o SIGEPE)

Prezadas pessoas servidoras,
Informamos que neste mês de outubro/2026 o MGI realizou a migração de todas as funcionalidades de férias para o novo módulo do SIGEPE, tendo sido liberado para utilização em 26/10/2026.
Destacamos que não houve alteração no procedimento de marcação e homologação das férias por parte dos servidores e chefias. A solicitação continuará sendo feita normalmente pelo SouGov, e a homologação pela chefia, pelo SouGov Líder.
No entanto, para os Gestores de RH, o fluxo operacional interno (recebimento, análise e homologação) foi totalmente alterado e ajustado para a legislação vigente de férias. Devido a isso, estamos identificando e ajustando algumas inconsistências decorrentes da migração de dados.
⚠️ Ações necessárias e pontos de atenção para todas as pessoas servidoras
- Refazer solicitações pendentes: Todas as pessoas que solicitaram férias e cujas solicitações não foram homologadas até 19/10/2026 deverão realizar um novo pedido no SouGov para que a chefia possa homologar. Atenção: As férias solicitadas no módulo anterior e não homologadas não foram migradas. Se você solicitou férias antes de 19/10/2026, confira no SouGov se elas estão homologadas. Caso não estejam, é necessário solicitar novamente e pedir à chefia para homologar, do contrário não haverá nem o registro, nem o pagamento do adicional de ⅓ de férias (se 1ª parcela) e essas férias não poderão ser usufruídas.
- Homologação e fechamento da folha: Férias marcadas/solicitadas e não homologadas até o fechamento da folha de pagamento do mês anterior ao início do usufruto das férias (conforme o Cronograma mensal de datas importantes da Progep) serão canceladas automaticamente pelo sistema, exigindo nova marcação. Por isso, antes de sair de férias, confira no SouGov se o status consta como homologado e caso não esteja homologado, solicite a homologação à chefia imediata.
- Férias retroativas: Não é permitida a marcação de férias com efeito retroativo.
- Notificações por e-mail: Temporariamente, os e-mails de aviso de marcação de férias não serão enviados para a caixa institucional do setor, mas sim diretamente para o e-mail institucional da chefia imediata da pessoa servidora. Dessa forma, chefias, fiquem atentas aos e-mails do sistema sobre férias pendentes de homologação.
- Antes era necessário que a reprogramação de parcela interrompida fosse comunicada à DGP por processo. Atualmente, é possível reprogramar uma parcela de férias interrompida diretamente no SouGov, com posterior homologação da chefia imediata.
Reforçamos que é fundamental que cada pessoa servidora verifique a situação de suas férias no SouGov e informe imediatamente à chefia, caso identifique qualquer divergência.
Em caso de erro ou inconsistência no SouGov, no módulo de férias, envie e-mail com a tela de erro e uma breve explicação/contextualização do caso, para:
- Pessoa com exercício no Hospital Universitário: ferias.web [at] hucam.edu.br;
- Pessoa com exercício no campus de Alegre: sgp.alegre [at] ufes.br;
- Pessoa cujo exercício não é no Hospital Universitário ou o campus de Alegre: sare.progep [at] ufes.br;
Agradecemos a colaboração.
Atenciosamente
