Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Cargo B - Tratorista

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: B

DENOMINAÇÃO DO CARGO: TRATORISTA

CÓDIGO CBO - 6410-15

REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO:
• ESCOLARIDADE: Fundamental Incompleto
• OUTROS: Experiência de 12 meses
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL:
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:
Operam, ajustam e preparam máquinas e implementos agrícolas. Realizam manutenção em primeiro nível de máquinas e implementos. Empregam medidas de segurança e auxiliam em planejamento de plantio.
Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO
Operar máquinas e implementos agrícolas:
Controlar painel de comandos e instrumentos; conferir ruídos de máquinas e implementos; controlar barras de pulverização; misturar agrotóxicos e fertilizantes; carregar e descarregar adubos e colheitas; fixar balizas em solo.
Ajustar máquinas e implementos:
Regular altura de máquinas e implementos; ajustar profundidade e largura de implementos; regular velocidade de máquinas; regular quantidade de sementes e adubos; inverter polias;
ajustar baliza de plantadeira.
Preparar máquinas e implementos:
Verificar nível de água e óleo e condições de filtro de ar; conferir tensionamento de correias; trocar pneus; acoplar implementos em trator; abastecer máquinas e implementos; programar rotações de motor e turbinas; programar horários de atividades de máquinas.
Realizar manutenção:
Engraxar rolamentos, engrenagens e buchas; trocar peças de implementos e máquinas; la-var máquinas e implementos; limpar filtro de ar; trocar óleos e filtros; colocar água em pneus e baterias; calibrar pneus; guardar máquinas, implementos e equipamentos.
Empregar medidas de segurança:
Utilizar equipamentos de proteção individual, como óculos, abafadores, máscaras, botas e lu-vas; armazenar produtos químicos; sinalizar áreas de riscos de acidentes; confirmar desliga-mento de máquinas e implementos; encapar correias, correntes e giratórias de motor; engre-nar máquinas agrícolas estacionadas.
Auxiliar em planejamento de plantio:
Coletar amostra de solo; propor medidas para aprimoramento de plantio; testar germinação de sementes; contar sementes germinadas; auxiliar em planejamento de quantidade de se-mentes e adubos por área de plantio; auxiliar em planejamento de direção de plantio de la-voura; informar dados de profundidade e umidade de solo.
Executar   outras   tarefas   de   mesma   natureza   e   nível   de   complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910