Inscrições para bolsas de estudos de idiomas no Centro de Línguas para o semestre 2014/1

A Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP/PROGEPAES torna público que estarão abertas as inscrições para os servidores da Universidade Federal do Espírito Santo pleitearem bolsas de estudos de idiomas no Centro de Línguas para a Comunidade – CLC para o semestre 2014/1.

1. DO OBJETO

1.1 – Constitui objeto do presente Edital a concessão de 41 (quarenta e uma) bolsas para níveis iniciantes no CLC para o semestre 2014/1 e cadastro de reserva para níveis não iniciantes, sendo:

IDIOMA

Níveis iniciantes 2014/1

Não iniciantes 2014/1 (nivelamento e pagantes para bolsistas)

Inglês

16

Quantitativo será divulgado no site http://www.progepaes.ufes.br/cursos

em 23/12/2013

Francês

10

Espanhol

7

Alemão

4

4

41

1.2 – O quantitativo de bolsas disponíveis para a modalidade não iniciante estará disponível a partir do dia 23/12/2013 no site www.progepaes.ufes.br/cursos, tendo em vista prazo para encerramento do semestre letivo no CLC.

1.3 - Os servidores que pretendem se candidatar à bolsa e já possuem conhecimento no idioma que desejam estudar, ou que interromperam o curso no CLC por mais de dois semestres, deverão passar por teste de nivelamento antes da matrícula. Os testes serão realizados pelo CLC e será cobrada uma taxa de R$ 30,00 (trinta reais) para este fim, o DDP/PROGEPAES não s e responsabiliza pelo pagamento da referida taxa, a matrícula dos nivelados será feita conforme o item 3 deste Edital.

1.4 – O servidor já matriculado no CLC como pagante e que atender às condições deste regulamento, também poderá concorrer às vagas.

1.5 – Os servidores selecionados serão beneficiados com uma bolsa de estudos, podendo permanecer com a mesma até a conclusão do curso, desde que atendam aos critérios de permanência definidos no presente regulamento.

2. DO PÚBLICO

2.1 – As vagas de que trata o presente edital serão destinadas aos servidores ativos docentes e técnico-administrativos em educação do quadro da Universidade Federal do Espírito Santo.

3. CRONOGRAMA

Para concorrer a uma vaga no CLC o servidor deverá comparecer ao DDP/PROGEPAES munido de documento de identificação e Requerimento de Bolsas de Estudos de Língua Estrangeira (Anexo I), devidamente preenchido, conforme cronograma abaixo:

3.1 – Nível Iniciante

14/1/2014

Distribuição de bolsas para os que desejam ingressar em um dos cursos de idiomas (nível iniciante)

15/1/2014

Matrícula dos contemplados com a bolsa

3.2 – Nível não Iniciante

3.2.1 – Mudança de pagante para bolsista:

7 e 8/1/2014

Distribuição de bolsas para os pagantes que pretendem se tornar bolsistas

7 a 9/1/2014

Troca do boleto de rematrícula pelo comprovante de bolsa emitido pelo CLC

CLC

3.2.2 Nivelamento – para servidores que já possuem conhecimento no idioma que desejam estudar, ou que interromperam o curso no CLC por mais de dois semestres:

22 e 23/1/2014

Distribuição da autorização para inscrição no nivelamento

23 e 24/1/2014

Inscrição para a prova de nivelamento

27/1/2014

Prova de nivelamento

29/1/2014

Resultado da prova de nivelamento

29/1/2014

Distribuição de bolsas, mediante apresentação do resultado do nivelamento

29/1/2014

Matrícula dos bolsistas, mediante apresentação da autorização para matrícula.

CLC

4. CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS:

4.1 – O servidor deverá comparecer ao DDP/PROGEPAES munido do Requerimento de Bolsa de Estudos de Língua Estrangeira (Anexo I) e documento de identificação. Os atendimentos serão das 8h às 17h, no entanto as vagas serão preenchidas por ordem de chegada, nas datas previstas no Item 3 deste edital.

4.2 – Os servidores que retirarem a autorização de matrícula no DDP/PROGEPAES, mas não compareceram ao CLC para efetuarem a matrícula no prazo estipulado serão considerados desistentes, sendo os suplentes convocados seguindo a ordem de inscrição.

5.  DIVULGAÇÃO DO RESULTADO GERAL DE BOLSISTAS 2014/1

A relação dos servidores contemplados neste Edital, bem como a listagem de suplentes será divulgada na página do DDP/PROGEPAES (www.progepaes.ufes.br) no primeiro dia útil após as datas de distribuição de bolsas.

6. ENCAMINHAMENTO PARA MATRÍCULA NO CLC

6.1 – Os servidores interessados em ingressar nos cursos de idiomas do Centro de Línguas deverão comparecer ao DDP/PROGEPAES para serem contemplados de acordo com o cronograma deste Edital.

6.2 – O servidor iniciante poderá se matricular no idioma pretendido de acordo com a disponibilidade de vagas e horários das turmas. O atendimento será feito no Centro de Línguas conforme ordem de chegada, das 8h às 18h.

6.3 – Os servidores bolsistas do CLC aprovados e autorizados pelo DDP/PROGEPAES serão rematriculados automaticamente e o comprovante de rematrícula estará disponível no site www.clinguas.com.br ou no Centro de Línguas, a partir do dia 7/1/2014.

7. CRITÉRIOS DE PERMANÊNCIA

Perderá automaticamente a bolsa no Centro de Línguas o servidor bolsista que apresentar as seguintes situações:

7.1 – Desistência do curso nos últimos dezoito meses, sendo passível de análise a justificativa referente a questões de saúde;

7.2 – Reprovação por falta. Os casos de reprovação por nota serão avaliados pelo DDP/PROGEPAES;

7.3 – Desligamento da UFES (exoneração, vacância, aposentadoria, entre outros);

Parágrafo Único - Não será considerada a possibilidade de suspensão da bolsa por determinado período. O aluno que desejar “trancar” o curso não terá direito ao subsídio na ocasião do seu retorno.

8. Os casos omissos neste Regulamento serão decididos pelo Departamento de Desenvolvimento de Pessoas e pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil.

Vitória, 13 de dezembro de 2013.
Roberta Alvarenga de Almeida Vargas
Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas