Perguntas e respostas sobre a PNDP

A Nova Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, disposta pelo Decreto nº 9.991, de 2019, define novos critérios para participação em ações de desenvolvimento e concentra nas escolas de governo as ofertas das ações de desenvolvimento transversais, consideradas ações comuns a diferentes órgãos e entidades. Com a publicação desse Decreto, o Governo busca aprimorar a política de gestão de pessoas para permitir o melhor uso possível dos recursos, estabelecendo uma cultura de planejamento das ações, com base nas necessidades de desenvolvimento dos órgãos e entidades. Essas ações devem estar alinhadas aos objetivos organizacionais. O novo Decreto orienta aos órgãos como planejar a alocação das oportunidades de desenvolvimento, além de possibilitar que um grupo maior e mais diverso de servidores tenha acesso a essas oportunidades. Assim, para esclarecer as mudanças propostas pela Nova Política de Desenvolvimento de Pessoas, apresentamos um roteiro simplificado de PERGUNTAS E RESPOSTAS, trazendo as principais alterações que estão sendo implementadas acerca do desenvolvimento de pessoal, assim como as principais dúvidas apresentadas pelas unidades da Ufes. Sugerimos uma leitura cuidadosa das questões a seguir.

PERGUNTAS E RESPOSTAS