Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

CURSO GESTÃO DE REPUTAÇÃO: POR QUE E COMO MELHORAR A IMAGEM DO SEU SETOR PERANTE SEUS PÚBLICOS - 2020

Objetivos:

Geral: Capacitar gestores públicos para gerirem a reputação que os setores sob sua responsabilidade possuem junto aos diferentes públicos com os quais interagem.

Específicos: 
•    Expôr a importância de se gerir a reputação que órgãos públicos mantém junto aos diferentes públicos com os quais interagem;
•    Apresentar métodos e técnicas que permitem a gestão dessa reputação;
•    Exercitar o uso dessas ferramentas de modo a preparar os participantes para traçarem estratégias que conduzam à naturalização de processos e uma cultura que favoreça a gestão de reputação nos setores sob sua responsabilidade. 

Público Alvo: Gestores universitários de qualquer nível hierárquico

Período de realização: 03 a 23/12/2020 

Horário: LIVRE (caso haja a realização de aulas síncronas, os dias/horários serão posteriormente informados pelo instrutor)

Modalidade: EaD (Plataforma AVA e/ou Google Classroom)

Carga Horária: 40h

Vagas: 30

Ementa: Com vistas ao alcance dos objetivos do curso, será feita uma breve apresentação da história do setor público em nível nacional e internacional e dos modelos de gestão adotados neste contexto em diferentes momentos. Em seguida, serão apresentados conceitos de gestão estratégica e gestão de marca relacionados ao tema principal desta ação de capacitação, seguidos da exposição e prática com métodos e técnicas que tornarão os participantes do curso aptos a planejarem e executarem a gestão da reputação dos setores sob sua responsabilidade.

Conteúdo Programático:
PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
•    A ideia de uma Administração Pública eficiente
•    Administração Pública até a primeira metade do século XX
•    A Nova Gestão Pública
•    Nova Gestão Pública no Brasil
•    O novo paradigma
•    Cidadania e democracia
•    Valores públicos
•    Valor público
GESTÃO ESTRATÉGICA
•    O que é estratégia
•    Decisão, recursos, objetivo
•    Análise de ambiente
•    Gestão estratégica no setor público
•    Planejamento estratégico
•    Planejamento estratégico no setor público
•    Ciclo de Mudança de Estratégia
GESTÃO DE MARCA
•    História das marcas
•    O que é uma marca
•    Identidade de marca
•    Funções das marcas para as organizações
•    Gestão de marca
•    Gestão de marca para além das organizações privadas
•    Gestão de marca no setor público
•    Vantagens de se gerir marcas do setor público
•    Métodos de gestão de marca
ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS
•    A idiossincrasia das estratégias organizacionais
•    O que é orientação estratégica
•    Exemplos de orientações estratégicas
•    Orientação para o mercado
•    Orientação para a marca
•    Orientação estratégica para a marca no novo paradigma da Administração Pública
•    Orientação para a marca no setor público
IMPLEMENTANDO O PROCESSO DE GESTÃO DA REPUTAÇÃO
•    Usando o Ciclo de Mudança de Estratégia para planejar a gestão da reputação
•    Métodos e técnicas complementares 

Instrutor: Willi Piske Junior
 
Inscrições online em inscricao.ufes.br

Período de inscrições: até 02/12/2020

Categorias: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910