Acesso Sigepe - Aposentados e Pensionistas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Versão para impressão (PDF 114 kB)

Definição
O Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) é um portal de serviços do Governo Federal, sob a responsabilidade da Secretaria de Gestão de Pessoas–SGP, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. É um sistema direcionado tanto às áreas de gestão de pessoas dos órgãos, quanto aos servidores e suas chefias, que podem acessar o sistema para obter informações ou solicitar serviços.
O SIGEPE disponibiliza aos aposentados e pensionistas acesso aos dados pessoais e financeiros, como: autorização de consignatária, contracheque, informe de rendimentos para Imposto de Renda, Termo de Reclamação, dentre outros.

Setor responsável pelo sistema
Secretaria de Gestão de Pessoas-SGP/MP
Telefone: 0800-9782328

Setor responsável pelo desbloqueio de usuário (apenas aposentados e pensionistas da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES)
Nome do setor: Seção de Atendimento e Recadastramento - SARE/PROGEP/UFES
Telefone: +55 (27) 4009-2974
Email: sare.progep [at] ufes.br

Informações gerais
1. O sistema é administrado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e, em caso de dúvidas de acesso, o usuário deverá entrar em contato com o Alô SEGEP: 0800-9782328 ou acessar o link “gestaodeacesso.planejamento.gov.br”.
2. A Seção de Atendimento e Recadastramento-Sare/Progep, auxiliará nos casos de desbloqueio de usuário e conferência de dados cadastrais. Os aposentados e pensionistas deverão comparecer na Sare/Progep, pessoalmente ou por procuração, para realizar o desbloqueio da senha no Sigepe.
3. O acesso ao Sistema de Gestão de Pessoas (SIGEPE) do Governo Federal, ocorrerá por meio do Sistema de Gestão de Acesso (SIGAC), seguindo os seguintes passos:
    2º) fazer o login, utilizando o CPF e a senha, em seguida, clicar em acessar;
    3º) clicar em Início;
    4º) clicar na opção “Sigepe Servidor e Pensionista”.
4. No caso do primeiro acesso ou criação de senha no SIGAC, o servidor deve seguir os seguintes passos:
    2º) no menu "Precisa de Ajuda", escolher a opção "Primeiro acesso";
    3º) preencher os campos solicitados: CPF e código da imagem e em seguida clicar em "Continuar";
    4º) seguir as instruções descritas nas mensagens apresentadas na tela;
    5º) o sistema irá enviar um e-mail para o endereço cadastrado com um link de confirmação;
    6º) acessar o seu e-mail e abrir a mensagem enviada;
    7º) caso não receba o e-mail, observe as possíveis razões apresentadas na tela;
    8º) acessar o link enviado no e-mail;
    9º) usuário será redirecionado para uma página de verificação do link de confirmação. Selecionar "Continuar";
    10º) informar os dados cadastrais solicitados. Clicar em "Confirmar";
    11º) cadastrar resposta a duas perguntas desafios. Clicar em "Confirmar";
    12º) atualizar número de telefone celular;
    13º) cadastrar senha, preenchendo os campos "Nova Senha" e "Confirme a Nova Senha". Clicar em "Confirmar". Clicar "Sim" na tela apresentada para confirmar o cadastramento solicitado.
5. No caso de esquecimento de senha, deve seguir os seguintes passos:
    2º) no menu "Precisa de Ajuda", escolher a opção "Esqueci minha senha";
    3º) seguir as instruções descritas na tela.
6. Foi desenvolvido o Sigepe Mobile para uso dos aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal, permitindo acesso ao SIGEPE. O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas virtuais Google Play e App Store. Para instalar o Sigepe Mobile, o servidor deve:
    a) Para quem tem smartphone ou tablet Android:
       1º) entrar na loja virtual Google Play;
       2º) pesquisar pelo nome Sigepe mobile;
       3º) instalar o aplicativo.
    b) Para quem tem smartphone ou tablet iOS:
       1º) entrar na loja virtual App Store;
       2º) pesquisar pelo nome Sigepe mobile;
       3º) instalar o aplicativo.
7. Para acessar o Sigepe Mobile, deverá:
    1º) instalar o aplicativo;
    2º) estar conectado a internet;