A coleta de dados para compor o PDP para o ano de 2020 foi realizada no segundo semestre de 2019, utilizando-se várias ferramentas, conforme descrito nos parágrafos seguintes.
- Para atender tanto a técnico-administrativos quanto a professores as informações coletadas foram baseadas: a) no Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufes com vigência 2014-2019, que se mostra ferramenta de base para a regência do desenvolvimento de pessoas na instituição, visto que contém, através dos objetivos estratégicos, os elementos norteadores da prática dos servidores; e b) no relatório conclusivo dos trabalhos da Comissão de Ações Afirmativas e Diversidades da Diretoria de ações Afirmativas e Diversidade/Proaeci.
- Para os servidores técnico-administrativos em educação as informações coletadas foram baseadas nos planejamentos internos de capacitação elaborados até o mês de outubro de 2019 pelas Comissões de Planejamento da Capacitação de Servidores Técnico-Administrativos em Educação (CPCS) de cada unidade estratégica, o qual contém o planejamento da capacitação para o ano seguinte, considerando os cursos e demais ações de capacitação necessários à unidade e a programação das licenças para capacitação, dos afastamentos e das concessões de carga horária, conforme disposto na Resolução nº 01/2019 do Conselho Universitário. Grande parte das informações utilizadas pelas comissões na elaboração dos planejamentos internos foi coletada durante a avaliação de desempenho, quando foram disponibilizados formulários para servidores e chefias. Ainda, com a necessidade de adequação do antigo modelo para a elaboração do PDP, uma vez que a nova PNDP entrou em vigor quando os planejamentos das unidades já estavam finalizados ou em fase de finalização, foi disponibilizado um questionário online para todos os servidores registrarem as necessidades de desenvolvimento.
- Para os professores, as informações coletadas foram baseadas: a) nas demandas oriundas de unidades estratégicas, tais como a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), por meio sobretudo do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), que apontaram necessidades de capacitação e atualização dos professores em temas relacionados às atividades dessas unidades e ao cotidiano do profissional docente; e b) no questionário disponibilizado a todos os servidores para registrarem as necessidades de desenvolvimento.