Curso: Gestão de Conflitos no Serviço Público - 2019
Objetivo
Oferecer aos servidores da universidade conteúdo para reflexão sobre os conflitos no ambiente organizacional e apresentar ferramentas que podem auxiliar neste processo. Como guia, será abordado temas como comunicação, negociação e gestão de conflitos, temas que amparam e agregam na compreensão do tema principal.
Ao final do curso espera-se que você seja capaz de:
- Oferecer conteúdo de qualidade para o desenvolvimento dos servidores públicos como profissionais;
- Apresentar caminhos para a gestão de conflitos no ambiente de trabalho;
- Compreender a importância da comunicação organizacional e sua influência nas situações de conflito.
Público Alvo
Servidores da UFES.
Modalidade
EaD
Período
Turma 1: 07/05 a 21/05/2019
Carga Horária
30h
Vagas
40 vagas
Ementa
Contextualização do tema principal e a organização pública; Gestão de Conflitos e negociação; Assertividade na comunicação.
Conteúdo Programático
1. Contextualização do tema principal e a organização pública.
- Definição de conflito no âmbito organizacional;
- O conflito é necessariamente ruim?
2. Gestão de conflitos e negociação.
- Transições na conceituação de conflito;
- Processo do conflito;
- Negociação.
3. Assertividade na comunicação.
- Funções da comunicação;
- Processo da comunicação;
- Comunicação Interpessoal;
- Comunicação Organizacional;
- Barreiras para a comunicação eficaz.
Metodologia
- Apresentação de slides;
- Leitura de materiais (artigos, reportagens);
- Vídeo Aulas;
- Exercícios avaliativos
Instrutor
Nome: Luana Souza
Titulação: Graduada em Gestão em Recursos Humanos e especialista em Gestão Pública.
Inscreva-se
Período de inscrição:
Turma 1 - 05/04 a 03/05/2019
Endereço: inscricao.ufes.br.