Curso Prático de Língua Portuguesa - 2019

Objetivos:

Geral: Habilitar o servidor da UFES quanto ao uso prático da Língua Portuguesa nos textos produzidos dentro e fora da Universidade.

Específicos:

· Aplicar as normas da Língua Portuguesa e os procedimentos argumentativos na produção de textos.

· Proporcionar aos cursistas o uso da linguagem formal, para que eles assumam o uso da palavra com segurança e criem textos adequados às variadas situações do cotidiano.

· Utilizar dos diferentes registros formais da variedade linguística para empregá-los nas mais variadas situações da comunicação escrita.

Público Alvo: servidores da UFES

Período de realização: de 06 a 22/05/2019

Local de realização: Plataforma AVA

Modalidade: EaD

Carga Horária: 30h

Vagas: 40

Ementa: O curso prático de Língua Portuguesa tem por prioridade e objetivo a aplicação da capacidade do usuário em empregar adequadamente os componentes mais comuns da escrita formal nas diversas situações de comunicação.

Todo indivíduo pode precisar, em sua lide diária, na vida pessoal e profissional, de comunicar-se na modalidade de língua que convém em ocasiões formais, ritualizadas, ou seja, a língua padrão, a qual presidirá a produção linguística do usuário nessas circunstâncias – falando ou escrevendo. Essa linguagem formal pode servir a finalidades burocráticas, administrativas, informativas, comunicativas, profissionais, técnicas ou científicas.

Daí a importância do domínio do padrão culto da língua, sobretudo para os que lidam com a linguagem oficial, e essa é a razão por que, neste curso, privilegia-se o tratamento de aspectos relativos à língua padrão do português contemporâneo, sobretudo aqueles associados ao padrão da escrita.

Conteúdo Programático:

· Pontuação.

· Regência Verbal e Nominal.

· Concordância Verbal e Nominal.

· Crase.

· Coesão e coerência.

Metodologia: Vídeos. Páginas da Internet. Textos. Exercícios de fixação de múltipla escolha e discursivos. Plataforma AVA. Debates sobre o tema da aula e solução de dúvidas via fóruns. Avaliação.

Instrutor: Ariel Sessa

Inscrições online em inscricao.ufes.br