Curso Gestão de Conflitos e Proteção do Servidor na Universidade - 2020

Objetivos:

Gerais: apresentar e debater conhecimentos e apontamentos sobre relacionamento interpessoal e conflitos nas relações de trabalho no ambiente específico da universidade, com foco sobre situações de assédio moral e sexual, racismo, machismo, xenofobia e misoginia, para estimular o desenvolvimento de ações, estratégias, ferramentas e soluções de proteção do servidor no que tange a relação interpessoal de técnicos e docentes entre seus pares, chefias e com seus públicos, consideradas as especificidades das relações interpessoais entre os membros da comunidade acadêmica.

Específicos:

- discutir a assertividade de um relacionamento interpessoal saudável no ambiente da universidade;

- discutir conceitos, formas, situações e estratégias de enfrentamento a variadas formas de violências relacionadas a assédio moral e sexual, racismo, machismo, xenofobia e misoginia;

- identificar necessidades e soluções de conflitos comuns e recorrentes na universidade, bem como ações, estratégias, ferramentas e soluções de proteção do servidor.

Público Alvo: Servidores da UFES

Período de realização: 09 a 23/11/2020

Horário: LIVRE

Modalidade: EaD (Plataforma AVA e/ou Google Classroom)

Carga Horária: 30h

Vagas: 35

Ementa: a comunicação e o relacionamento interpessoal saudável no ambiente da universidade e suas especificidades; assédio moral e sexual, racismo, machismo, xenofobia e misoginia; ações, estratégias, ferramentas e soluções de proteção do servidor.

Conteúdo Programático:

- a importância da comunicação no ambiente de trabalho;

- satisfação e felicidade no trabalho;

- conflito e negociação;

- tipos de lideranças e seus impactos nas relações interpessoais e situações de conflitos;

- quando o conflito se torna uma violência relacionada a assédio moral e sexual, racismo, machismo, xenofobia e misoginia, consequências e formas de enfrentá-las;

- ética, responsabilidade e direitos humanos;

- ações, estratégias, ferramentas e soluções de proteção do servidor.

Instrutor: Simone Lima Azevedo

Período de inscrições: até 06/11/2020