Curso: Enade 2019 para Coordenadores e Equipe Técnica (demanda específica da SEAVIN)

Objetivos:

Gerais: Capacitar os servidores da Ufes em relação ao Enade 2019.

Específicos:

Gerar conhecimentos sobre o Enade 2019; aprimorar as operações de inscrição de ingressantes no Enade 2019; aprimorar as operações de inscrição de concluintes no Enade 2019; capacitar sobre as tarefas operacionais do Exame; Ampliar o conhecimento sobre a avaliação externa; Capacitar os servidores para dar informações sobre o Enade 2019 aos alunos dos cursos envolvidos no Exame.

Público Alvo: Coordenadores de curso e Equipe Técnica envolvida com Enade 2019

Período de realização: 29/07/2019 a 16/08/2019

Modalidade: EAD – https://ava.seavin.ufes.br

Carga Horária: 20h

Ementa:

• - Edital 43/2019-Enade;
  • - Acessando o Sistema Enade;
  • - Inscrição e Retificação de Estudantes;
  • - Controle de concluintes e dispensas.

Conteúdo Programático:

• - Edital 43/2019-Enade: O que é o Enade; Sobre a prova; Sobre o questionário do estudante; Sobre o questionário do Coordenador; quem são os ingressantes; quem são os concluintes; Responsabilidades dos estudantes, dos coordenadores, da Seavin e do Procurador Institucional; Cronograma Oficial; Boas Práticas.
  • - Inscrição e Retificação de Estudantes: cronograma Enade ajustado à Ufes; Montagem do Dossiê Enade; retirada das listas de ingressantes e concluintes no SIE; Tratamento da lista de ingressantes e concluintes para inscrição; Tratamento da lista de ingressantes e concluintes para retificação; Divulgação da lista provisória e final de inscritos; contato com os alunos concluintes que possuam necessidades especiais; período de solicitação de cadastro de nome social.
  • - Controle de concluintes e dispensas: Controlando o cadastro e as respostas ao questionário do estudante; Controle sobre o dia da prova; Solicitações de dispensa; Responsabilidades sobre dispensas; Dispensa apresentada pelos alunos; Dispensa apresentada pelas coordenações; Documentos digitais aceitos para dispensa.

Metodologia:

Aulas expositivas, vídeo e dinâmicas (tutoriais práticos).

Instrutora:

Nome: Fernando Mota Monteiro

Titulação: Mestre em Gestão Pública (UFES), Graduado em Publicidade e Propaganda. Atualmente é Coordenador de Avaliação Institucional/SEAVIN/UFES.

inscrição por meio do e-mail enade [at] ufes.br.

Para maiores informações, favor entrar em contato com a SEAVIN.