Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Alteração de Dados Bancários

Versão de impressão

Definição

É a solicitação de atualização dos dados bancários do interessado (servidores ativos, temporários, estagiários, médicos residentes e residentes multiprofissionais) na UFES.
Para recebimento de remunerações deverá ser informada conta salário de qualquer uma das instituições bancárias credenciadas pelo Governo Federal (Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão).
Para recebimento de outras operações (pagamento de diárias pelo Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP e crédito de empréstimos consignados) deverá ser informada conta corrente de qualquer uma das instituições bancárias credenciadas pelo Governo Federal.
Os Bancos já devidamente credenciados e conveniados com o Governo Federal que podem realizar os pagamentos são os seguintes:
    • 001 Banco do Brasil
    • 756 Bancob
    • 041 Banrisul
    • 237 Bradesco
    • 104 Caixa Econômica Federal
    • 341 Itaú
    • 033 Santander
    • 748 BanSicredi
    • 399 HSBC
    • 114 CECOOPES

Tipo documental: Documento Avulso

Seleção de assunto:
Assunto nível 1
ADMINISTRAÇÃO GERAL
Assunto nível 2
Pessoal
Assunto nível 3
Assentamentos Individuais. Cadastro
 

Documentação necessária para instruir o Documento Avulso:
1. Formulário de Alteração de dados bancários (via original).
2. Cópia autenticada ou via original de um destes documentos: extrato bancário, cópia do cartão magnético, cópia do talão de cheques ou declaração da entidade bancária.

Formulários
Formulário de requerimento (PDF 28,84 kB)

Após autuação tramitar para: Seção de Registro Funcional - SRF/CARP/DGP/PROGEP 

Setor responsável para esclarecer dúvidas:
Seção de Atendimento e Recadastramento (SARE/DGP/Progep)
Telefone: (27) 4009-2974 / (27) 3145-5311
Email: sare.progep [at] ufes.br (subject: Manual%20do%20Servidor%20-%20Altera%C3%A7%C3%A3o%20de%20Dados%20Banc%C3%A1rios)

Informações gerais
1. É de responsabilidade do interessado prestar as informações corretas e legíveis para evitar falhas no pagamento.
2. É importante que o interessado certifique-se no SIGEPE (www.servidor.gov.br) a efetivação da alteração solicitada antes de encerrar a conta anterior.
3. Para garantir que a alteração seja efetuada ainda na folha de pagamento do mês vigente, a solicitação deve chegar à Seção de Análise e Registro Funcional/DRP/DGP  até o dia 05 de cada mês.
4. A conta bancária para recebimento de remuneração deve ser de titularidade dos servidores, temporários, estagiários, médicos residentes e residentes multiprofissionais, na modalidade conta salário.
5. O formulário para alteração de dados bancários deverá ser assinado pelo interessado, ou procurador nomeado para este fim. Em caso de procurador nomeado, deverá ser encaminhada cópia simples da procuração.
6. A abertura da conta salário é responsabilidade do servidor em ação conjunta com as instituições bancárias envolvidas. A Conta Salário, conforme resolução do Banco Central, é utilizada exclusivamente para ao crédito de natureza salarial ou de benefícios previdenciários (aposentadorias e pensões), cuja abertura não exige a assinatura de qualquer contrato entre o servidor com a instituição bancária, sendo vedada também qualquer cobrança pela manutenção ou serviço relacionado a este tipo de conta.

Previsão legal
1. Ofício Circular nº 170/2016-MP de 15/02/2016;
2. Resolução do Banco Central do Brasil Nº 3.402/2006.

Última atualização: 10/12/2019.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910