Dimensionamento da Força de Trabalho dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da Ufes

Versão de impressão

Definição
O Dimensionamento das Necessidades Institucionais de Pessoal é o processo de identificação e análise quantitativa e qualitativa da força de trabalho necessária ao cumprimento dos objetivos institucionais, considerando as inovações tecnológicas e a modernização dos processos de trabalho.

Compõe, juntamente com o Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento e o Programa de Avaliação de Desempenho, o Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação e conta com um processo para avaliar anualmente a adequação do quadro de pessoal às necessidades da Instituição, propondo, se for o caso, o seu redimensionamento ao Ministério da Educação. Nesse processo, são consideradas as demandas institucionais, a proporção entre os quantitativos da força de trabalho do Plano de Carreira e usuários, as inovações tecnológicas e a modernização dos processos de trabalho.

Na Ufes o Dimensionamento está em fase de discussão da metodologia a ser utilizada para sua implantação.

Setor responsável

Nome do setor: Comissão Geral de Dimensionamento

Email: [em criação]

Informações gerais

1. Os objetivos do Dimensionamento são estabelecer a matriz de alocação de cargos e definir os critérios de distribuição de vagas. Isso é feito mediante: a) análise do quadro de pessoal, inclusive no que se refere à composição etária e à saúde ocupacional; b) análise da estrutura organizacional da Ufes e suas competências; c) análise dos processos e condições de trabalho; e d) análise das condições tecnológicas da Ufes.

2. A fim de atingir esses objetivos, são adotadas as seguintes ações:

a) identificação da força de trabalho da Ufes e sua composição;

b) descrição das atividades dos setores em relação aos ambientes organizacionais e à força de trabalho;

c) descrição das condições tecnológicas e de trabalho;

d) identificação da forma de planejamento, avaliação e do nível de capacitação da força de trabalho da Ufes;

e) análise dos processos de trabalho com indicação das necessidades de racionalização, democratização e adaptação às inovações tecnológicas;

f) identificação da necessidade de redefinição da estrutura organizacional e das competências das unidades da Ufes;

g) aplicação da matriz de alocação de cargos e demais critérios para o estabelecimento da real necessidade de força de trabalho;

h) comparação entre a força de trabalho existente e a necessidade identificada, de forma a propor ajustes;

i) remanejamento interno de pessoal com vistas ao ajuste da força de trabalho à matriz de alocação de cargos; e

j) identificação da necessidade de realização de concurso público, a fim de atender às demandas institucionais.

Previsão legal

1. Lei nº 11.091/2005;

2. Decreto nº 5.825/2006;

3. Resolução n° 22/2009 – CUn/Ufes.

4. Resolução nº 09/2021-CUn/Ufes - Estabelece o Programa de Dimensionamento das Necessidades Institucionais de Pessoal Técnico-Administrativo em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Última atualização: 15/08/2022.