Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Cargo E - Relações Públicas

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: E

DENOMINAÇÃO DO CARGO: RELAÇÕES PÚBLICAS

CÓDIGO CBO: 2531-05

REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO:
• ESCOLARIDADE: Curso Superior em Comunicação Social com habilitação em Relações Publicas
• OUTROS:
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Lei nº 5.377, de 11 de dezembro de 1967 disciplina a profissão de Relações Públicas e dá outras providências. De-creto   nº   63.283,   de   26   de   setembro   de   1968   –   Regulamenta   a   Lei   nº 5.377/67.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:
Estruturar estratégias de projeto; pesquisar o quadro econômico, político, social e cultural;   desenvolver   propaganda   e   promoções;   implantar   ações   de   relações públicas   e   assessoria   de   imprensa.   No   desenvolvimento   das   atividades   é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO
• Estruturar estratégia de projeto:
Definir necessidades do usuário; acordar briefing com usuário e com fornecedores internos e externos; delinear diretrizes do projeto; traçar estratégia de comunicação, produto, preço, distribuição e promoção; preparar cronograma; planejar mídia do   projeto;   fazer   previsão   orçamentária;   preparar   apresentação   do   projeto   para usuário; acompanhar execução do projeto.
• Pesquisar quadro econômico, político, social e cultural:
Levantar dados secundários (estatísticos e informativos); executar pesquisa qualitativa; conduzir a realização de pesquisas; identificar público-alvo.
• Desenvolver propaganda e promoções:
Criar folhetos e mala direta; sugerir imagens para os textos criados; rever proces-so criativo desenvolvido; contatar fornecedores, usuário, jornalista e mídia; informar fornecedores sobre novos produtos.
• Implantar ações de relações públicas e assessoria de imprensa:
Treinar porta-vozes para relacionamento com imprensa; checar informações para divulgação; criar press release, artigos, notas, comunicados, sugestão de pauta, jornal   interno;   promover intercâmbios   com   entidades   técnicas,   órgãos   governamentais e empresas; efetuar campanha institucional; organizar eventos internos e externos; selecionar arquivos, relatórios, artigos, fotografias; divulgar material para imprensa; rastrear noticiário sobre a empresa; produzir relatório de visibilidade da empresa na imprensa; prestar esclarecimentos ao público.
• Comunicar-se:
Redigir documentos/peças e comunicados.
• Utilizar recursos de Informática.
• Executar   outras   tarefas   de   mesma   natureza   e   nível   de   complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Transparência Pública
Acesso à informação

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