Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Cargo E - Museólogo

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: E

DENOMINAÇÃO DO CARGO: MUSEÓLOGO

CÓDIGO CBO: 2613-10

REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO:
• ESCOLARIDADE: Curso Superior em Museologia
• OUTROS:
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Lei nº 7.287, de 18 de dezembro de 1984 -  Dispõe  sobre  a regulamentação  da  profissão  de  Museólogo;  Decreto  nº 91.775, de 16 de outubro de 1985 -  Regulamenta a Lei nº 7.287/84.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:
Criar   projetos   de   museus   e   exposições,   organizar   acervos   museológicos.
Conservar   acervos.   Preparar   ações   educativas   ou   culturais,   planejar   e   realizar atividades   técnico-administrativas,   orientar   implantação   das   atividades   técnicas.
Participar   da   política   de   criação   e   implantação   de   museus.   Assessorar   nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO
• Criar projetos de museus e exposições:
Criar estratégias de desenvolvimento de museus e exposições; organizar museus; criar projeto museológico de museus e exposições; determinar conceitos e metodologias de museus e exposições; realizar pesquisas relativas ao tema e acervo para   a   produção   de   exposições;   selecionar   documentos   para   exposição;   criar   o projeto museográfico e detalhamento técnico; coordenar a montagem da exposição; coordenar  exposições; determinar discurso  expositivo; assessorar  o projeto arquitetônico do museu.
• Organizar acervos museológicos:
Providenciar o tombamento de acervos; inventariar acervo; administrar processos de aquisição e baixa do acervo; catalogar documentos/acervos; providenciar avaliação financeira do acervo; descrever as características dos acervos; identificar documentos e acervos; compor dossiê de coleções/acervos; gerenciar a reserva téc-nica; gerenciar empréstimo de acervo.
• Dar acesso à informação:
Atender   usuários;   formular   instrumentos   de   pesquisa;   prover   bancos   de   dados
e/ou sistemas de recuperação de informação; apoiar as atividades de consulta; fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais; fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens; orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados; disponibilizar os instrumentos de pesquisa na internet; fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos; gerenciar atividades de consulta.
• Conservar acervos:
Desenvolver   projeto   museográfico   da   reserva   técnica;   diagnosticar   o   estado   de conservação e de segurança do acervo; higienizar documentos/acervos; pesquisar materiais de conservação; monitorar programas de conservação preventiva; orientar usuários e servidores quanto aos procedimentos de manuseio do acervo; monitorar as condições ambientais; controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento; definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem; desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas; acondicionar documentos/acervos; acompanhar o deslocamento,   embalagem,   transporte,   desembalagem   e   montagem   do   acervo; supervisionar trabalhos de restauração; armazenar documentos/acervos.
• Preparar ações educativas e/ou culturais:
Preparar visitas técnicas; estabelecer estratégias para o público alvo; desenvolver ações   educativas   e/ou   culturais;   interagir   com   o   programa   curricular,   coordenar ações educativas e/ou culturais; preparar material educativo.
• Planejar atividades técnico-administrativas:
Planejar a exposição; planejar a itinerância da exposição; planejar programas de conservação preventiva; planejar ações educativas e/ou culturais; planejar sistema de recuperação de informação; participar do planejamento dos programas de prevenção   de   sinistros;   planejar   programa/cronograma   das   exposições;   planejar   a instalação   de   equipamentos   para    consulta/reprodução;   planejar   a   ocupação   das instalações físicas; planejar a adoção de novas tecnologias de recuperação e armazenamento da informação.
• Orientar a implantação de atividades técnicas:
Produzir normas e procedimentos técnicos; produzir vocabulários controlados/the-saurus; capacitar pessoal técnico-administrativo; formar biblioteca de apoio às atividades técnicas.
• Comunicar-se:
Preparar   material   de   divulgação   institucional   para   diferentes   mídias;   divulgar   o acervo; sensibilizar gestores e servidores para a importância de arquivos;  preparar materiais, atividades e palestras para o público.
• Utilizar recursos de Informática.
• Executar   outras   tarefas   de   mesma   natureza   e   nível   de   complexidade associadas ao ambiente organizacional.

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