Cargo E - Engenheiro de Segurança do Trabalho

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: E

DENOMINAÇÃO DO CARGO:  ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

CÓDIGO CBO: 2149-15

• ESCOLARIDADE: Curso Superior em Engenharia com especialização em Segurança do Trabalho.
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985
- Dispõe sobre a especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenha-ria   de   Segurança   do   Trabalho,   a   profissão   de   Técnico   de   Segurança   do Trabalho. Decreto nº 92.530, de 09 de abril de 1986 - Regulamenta a Lei nº 7.410/85. Registro no Conselho competente.

Controlar   perdas   potenciais   e   reais   de   processos,   produtos   e   serviços   ao identificar, determinar e analisar causas de perdas, estabelecendo plano de ações preventivas e corretivas. Gerencia atividades de segurança do trabalho e do meio ambiente   e   coordena   equipes,   treinamentos   e   atividades   de   trabalho.   Emitir   e divulgar   documentos   técnicos   como   relatórios,   mapas   de   risco   e   contratos.
Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

• Controlar perdas potenciais e reais de processos, produtos e serviços:
Identificar,  determinar  e   analisar   causas   de   perdas;  estabelecer   plano   de   ações preventivas   e   corretivas;   medir   parâmetros   de   processos,   produtos   e   serviços; ajustar    processos,   produtos   e   serviços   para   eliminação   ou   redução   de   perdas; avaliar  eficácia  de  ajustes;  inspecionar  funcionamento  de  processos,  produtos  e serviços;   padronizar   sistemas   e   operações;  auditar   processos,  produtos   e   serviços.
• Supervisionar sistemas, processos e métodos industriais:
Analisar projetos industriais; coletar dados de processo; criar banco de dados de processos  e projetos; processar  e interpretar dados  e resultados; comparar  processos para sua otimização bem como de produtos e serviços; atualizar dados de registros; implantar ferramentas de controle de qualidade; monitorar desempenho de processos.
• Gerenciar segurança do trabalho e do meio ambiente:
Inspecionar instalações; classificar exposição a riscos potenciais; quantificar concentração, intensidade e distribuição de agentes agressivos; montar programas de prevenção ambiental; providenciar sinalizações de segurança; dimensionar sistemas de prevenção e combate a incêndios; solicitar autorização para aquisição de produtos controlados; determinar procedimentos de segurança para áreas confinadas; determinar procedimentos de segurança para trabalho com eletricidade; determinar   procedimentos   de   segurança   em   armazenagem,   transporte   e utilização de produtos químicos; determinar procedimentos de segurança para redução ou eliminação de ruídos industriais; providenciar avaliação ergonômica de postos de trabalho; determinar tipos de equipamentos de proteção individual e coletiva con-forme riscos; verificar procedimentos de descarte de rejeitos industriais; controlar emissão de efluentes líquidos, gasosos e sólidos.
• Emitir documentação técnica:
Emitir relatórios, mapa de risco, pareceres técnicos e laudos periciais; divulgar resultados e planos de trabalho; documentar memória técnica de métodos, proces-sos e produtos; emitir programas de prevenção conforme normas legais, preparar ART (anotação de responsabilidade técnica).
• Utilizar recursos de Informática.
• Executar   outras   tarefas   de   mesma   natureza   e   nível   de   complexidade associadas ao ambiente organizacional.