Cargo E - Editor de Publicações

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: E

DENOMINAÇÃO DO CARGO: EDITOR DE PUBLICAÇÕES

CÓDIGO CBO: 2611-20

• ESCOLARIDADE:  Curso  superior  em  Comunicação  Social, Jornalismo ou Letras.
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL.

Editar textos e imagens para publicação e, para tanto, selecionar o que publicar, definir pauta e planejamento editorial, coordenar o processo de edição, pesquisar novos   projetos   editoriais   e   participar   da   divulgação   da   obra.   Responsabilizar-se pela publicação. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

• Editar livros, jornais e revistas impressos e eletrônicos:
Aprovar  originais,  tradução  e  reportagens; definir   projeto  gráfico  e   diagramação; utilizar recursos retóricos e visuais para despertar interesse dos leitores; aprovar imagens selecionadas;  adequar títulos para publicação; criar títulos para reportagens; elaborar a primeira página de jornal ou capa da revista; garantir a adequação da publicação às normas editoriais; redigir apresentação de publicação, quarta capa da publicação e orelha da publicação.
• Definir planejamento editorial e pauta:
Elaborar projetos editoriais; pesquisar temas para elaborar pauta e programação editorial; captar informações em outras mídias; analisar sugestões de pauta e release; sugerir temas para reportagens, originais para publicação, pauta de imagens; pautar   repórteres;   encomendar   originais   e   reportagens;   orientar   colaboradores; planejar reedição das publicações.
• Selecionar textos e imagens para publicação:
Considerar público alvo; selecionar textos e imagens por tipo de público; selecionar textos didáticos de acordo com diretrizes curriculares; examinar propostas de projetos  e textos; analisar textos  de  autores, articulistas  e repórteres; selecionar originais, artigos e reportagens; participar da hierarquização das reportagens e ar-tigos; solicitar   pareceres   técnicos;  conferir  informação  jornalística  com  as  partes envolvidas; apurar informação recebida.
• Coordenar o processo de edição:
Estabelecer o texto final; acompanhar preparação do texto, revisão do texto, projeto gráfico; supervisionar o trabalho do produtor gráfico; participar da diagramação; Aprovar capa, prova de prelo e prova heliográfica.
• Pesquisar projetos editoriais:
Pesquisar temas para projetos editoriais; examinar propostas de projetos e textos; procurar autores e articulistas.
• Divulgar a obra:
Elaborar   catálogos   de   publicações;   elaborar   releases;   participar   do   lançamento das obras; participar do plano de divulgação e vendas.
• Utilizar recursos de Informática.
• Executar   outras   tarefas   de   mesma   natureza   e   nível   de   complexidade associadas ao ambiente organizacional.