Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Cargo E - Economista Doméstico

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: E

DENOMINAÇÃO DO CARGO: ECONOMISTA DOMÉSTICO

CÓDIGO CBO: 2516-10

REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO:
• ESCOLARIDADE: Curso superior em Economia Domestica
• OUTROS:
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL:  Lei nº 7.387, de 21 de outubro de 1985 - Dispõe sobre o exercício da profissão de Economista Doméstico; Decreto nº 92.524, de 8 de abril de 1986 - Regulamenta a Lei nº 7.387/85.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:
Orientar   e   monitorar   ações   em   desenvolvimento   relacionadas   à   economia doméstica, nas áreas de habitação, vestuário e têxteis, desenvolvimento humano, economia familiar, educação do consumidor, alimentação e saúde; desempenham tarefas   administrativas   e   articulam   recursos   financeiros   disponíveis.   Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO
• Orientar indivíduos, famílias, grupos, comunidades e instituições:
Esclarecer dúvidas; rotinas da instituição, cuidados especiais, serviços e recursos sociais,  normas,  códigos   e  legislação, processos,  procedimentos  e   técnicas; aspectos ergonômicos do trabalho; ensinar a otimização do uso de recursos; orientar sobre a otimização do uso de recursos; desenvolver programas de educação alimentar para sadios; organizar grupos sócio-educativos; facilitar grupos sócio-educativos; assessorar Instituição na elaboração de programas e projetos sociais; organizar cursos, palestras, reuniões.
• Executar procedimentos técnicos:
Registrar atendimentos; formular relatórios, pareceres técnicos, rotinas e procedimentos, cardápios para sadios, integrar grupos de estudo de casos; formular instrumental (Formulários, questionários, etc).
• Monitorar as ações em desenvolvimento:
Acompanhar a execução de programas, projetos e planos; analisar as técnicas utilizadas; apurar custos; verificar resultados de programas, projetos e planos; verificar atendimento dos compromissos acordados com o usuário; criar critérios e indicadores   para   avaliação;   aplicar   instrumentos   de   avaliação;   avaliar   cumprimentodos  objetivos  de  programas, projetos   e  planos   propostos;  avaliar  satisfação  dos usuários.
• Articular recursos disponíveis:
Identificar equipamentos sociais e recursos financeiros disponíveis; negociar com entidades e instituições; formar parcerias; formar uma rede de atendimento; realocar recursos disponíveis.
• Desempenhar tarefas administrativas:
Preencher formulários, providenciar documentação oficial; cadastrar usuários, entidades e recursos; controlar fluxo de documentos; administrar recursos financeiros; controlar custos; controlar dados estatísticos; fazer estatísticas.
• Utilizar recursos de Informática.
• Executar   outras   tarefas   de   mesma   natureza   e   nível   de   complexidade associadas ao ambiente organizacional.

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