Cargo E - Diretor de Imagem

CÓDIGO CBO:

• ESCOLARIDADE: Curso superior em Comunicação Social
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL.

Coordenar   e   executar   gravações   de   imagens   televisivas;   orientar   a   iluminação segundo o clima da cena; orientar a operação da câmera durante as gravações; orientar   a   operação   de   edição   durante   a   gravação   das   cenas;   conhecer   a linguagem técnica própria para focalização da cena e termos específicos da área de atuação; conhecer e dominar os recursos de seleção e mixagem de imagens disponíveis   na   mesa-de-corte;   operar   mesa-de-corte   e   de   vídeo;   selecionar, comutar, a seqüência de imagens quando houver mais de uma câmera em uso simultâneo; dar pareceres relacionados com assuntos artísticos e técnicos ligados a função; propor modernização e equipamentos; conhecer os controles e funções das moviola; determinar a necessidade de abertura de novas pistas de som; fazer as marcações necessárias no copião para orientação do montador de negativos; manusear o gerador de caracteres; conhecer e dominar termos ligados à função; utilizar   os   diversos   tipos   de   letras;   operar   com   os   recursos   geradores   de caracteres disponíveis. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

• Coordenar e executar gravações de imagens televisivas.
• Orientar o iluminador segundo clima da cena em consonância com o diretor de fotografia.
• Orientar os operadores de câmera e sonoplasta durante as gravações.
• Conhecer a linguagem técnica própria para a focalização da cena e termos específicos da área de atuação.
• Conhecer e dominar os recursos de seleção e mixagem de imagens disponíveis no mês-de-corte.
• Operar a mês-de-corte e efeitos de vídeo.
• Selecionar e comutar a seqüência de imagens.
• Emitir pareceres relacionados com assuntos artísticos e técnicos ligados a função.
• Propor modernização de equipamentos.
• Utilizar recursos de Informática.
• Executar   outras   tarefas   de   mesma   natureza   e   nível   de   complexidade associadas ao ambiente organizacional.