Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Cargo E - Arqueólogo

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO: E

DENOMINAÇÃO DO CARGO: ARQUEÓLOGO

CÓDIGO CBO: 2511-10

REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO:
• ESCOLARIDADE: Curso superior completo de Arqueologia
• OUTROS:
• HABILITAÇÃO PROFISSIONAL.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:
Realizar estudos e pesquisas sociais, econômicas e políticas; participar da gestão territorial   e   sócio-ambiental;   estudar   o   patrimônio   arqueológico;   gerir   patrimônio histórico e cultural. Realizar pesquisa de mercado. Participar da elaboração, imple-mentação   e   avaliação   de   políticas   e   programas   públicos;  organizar   informações sociais, culturais e políticas. Elaborar documentos técnico-científicos.
Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO
• Realizar estudos e pesquisas sociais, econômicas e políticas:
Definir metodologias de pesquisa; estudar organizações sociais; levantar informações   documentais   e   orais;   sistematizar   dados   primários   e   secundários;   elaborar instrumentos de coleta de dados; pesquisar segmentos sociais (jovens, mulheres, segmentos   sociais   específicos);   estudar   identidade   de   grupos   sociais;   investigar atitudes, valores e motivações de grupos sociais; analisar processos de mudança político-social; realizar pesquisa comportamental.
• Participar da gestão territorial e sócio-ambiental:
Montar processos de regularização fundiária de terras de populações tradicionais; subsidiar  planos   de   manejo;  fornecer   subsídios   para   programas   de   zoneamento ecológico-econômico cultural; caracterizar o meio antrópico; realizar análises peri-ciais; participar da implementação de projetos com populações tradicionais.
• Estudar o patrimônio arqueológico:
Investigar sociedades através de vestígios materiais; levantar o patrimônio arqueológico a ser pesquisado; executar pesquisas de campo; realizar atividades de laboratório nos vestígios recuperados (cura, análise, restos e registros); divulgar re-sultados da pesquisa; integrar população local na pesquisa arqueológica; capacitar   equipes   de   pesquisa;   realizar   ações   para   preservação   e   valorização   do   patrimônio arqueológico.
• Gerir patrimônio histórico e cultural:
Participar da elaboração de diretrizes de preservação do patrimônio cultural; subsidiar a formulação de leis de preservação; etnografar manifestações culturais materiais   e   imateriais;   inventariar   patrimônio   cultural;   organizar   uso   e   acesso  a  bens culturais; avaliar projetos de pesquisa relativos ao patrimônio cultural; promover a participação  da  comunidade para  preservação do patrimônio histórico e cultural; monitorar andamento de projetos arqueológicos; realizar educação para a preser-vação do patrimônio histórico e cultural; promover a participação das comunidades.
• Participar da elaboração e implementação de políticas e programas públicos:
Estudar processos de formulação e implementação de políticas públicas; estabelecer métodos de avaliação; definir indicadores de avaliação; identificar vulnerabilidades dos programas; analisar resultados e impactos das políticas; apontar ações corretivas.
• Organizar informações sociais, culturais e políticas:
Estruturar sistemas de informações; levantar fontes de informação; identificar as informações   existentes;   classificar   dados   coletados;   disponibilizar   informações   e dados; disseminar  informações sobre o patrimônio.
• Avaliar políticas e programas públicos:
Identificar demandas coletivas; elaborar diretrizes; definir estratégias de implementação dos programas; identificar atores envolvidos nos programas públicos; estabelecer objetos e metas; definir cronograma de implementação; monitorar programas públicos; elaborar plano de ações; capacitar agentes e multiplicadores; acompanhar implementação de políticas públicas.
• Elaborar documentos técnico-científicos:
Elaborar artigos científicos e relatórios técnicos, laudos e perícias de avaliação.
• Utilizar recursos de Informática.
• Executar   outras   tarefas   de   mesma   natureza   e   nível   de   complexidade associadas ao ambiente organizacional.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910